>
Localidade: | Concelho: | Distrito: |
Santa Maria da Feira | Santa Maria da Feira | Aveiro |
O acervo do Museu Convento dos Lóios é constituído por coleções de Arqueologia, de História local e de Etnografia representativas da ocupação do território, da construção da sua história, das artes, dos ofícios, das tradições e costumes, civis e religiosos, que marcaram a identidade e cultura desta região que, na fundação da nacionalidade portuguesa, se designava por Terra de Santa Maria e que, no séc. XV, se transformou em condado da Feira.
Em Sessão de Câmara de 5 de Fevereiro de 1938, foi criada a Biblioteca-Museu Municipal de Vila da Feira e inaugurada oficialmente a 20 de Janeiro de 1940, dia da Festa das Fogaceiras, ficando estabelecida no edifício contíguo aos Paços do Concelho.
Em 1992, o Museu autonomizou-se da Biblioteca e foi instalado no devoluto Convento dos Lóios. Nesta altura, a Câmara Municipal elege uma Comissão Instaladora com o objetivo de criar as condições necessárias para a definitiva instalação do museu. No virar do séc. XX, com a criação da Rede Municipal de Museus de Santa Maria da Feira, o Museu Municipal adquire um novo impulso, passando a constituir um espaço de conteúdo municipal e até regional, reabilitando também o nome do edifício que o acolheu, passando a ser designado Museu Convento dos Lóios.
Castro de Romariz
Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC
Outras Informações: Praça Dr. Guilherme Alves Moreira, 4520 Santa Maria da Feira