>
Localidade: | Concelho: | Distrito: |
Odrinhas - São João das Lampas | Sintra | Lisboa |
O acervo do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas é composto maioritariamente por coleções de arqueologia provenientes, quase na totalidade, das diversas estações arqueológicas existentes no Concelho de Sintra. O conjunto do espólio arqueológico constitui-se em dois núcleos próprios, designadamente o acervo lapidar - onde se inclui a coleção epigráfica, de temática religiosa e funerária, atribuível aos períodos romano, medieval e moderno - e as coleções de peças arqueológicas que evocam o quotidiano das comunidades que se fixaram na região sintrense desde o Paleolítico. Merece especial destaque o conjunto de epigrafia latina que individualiza este espaço museológico dos seus congéneres nacionais.
O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas remonta as suas origens a meados do século XVI, quando por iniciativa de alguns eruditos, entre os quais se destaca Francisco d’Ollanda, se começa a concentrar em torno da Ermida de São Miguel de Odrinhas, uma importante coleção de inscrições romanas provenientes dos campos circundantes.
Em 1955, por iniciativa de Joaquim Fontes, decide a Câmara Municipal de Sintra empreender a construção de um pequeno imóvel que albergasse o importante conjunto patrimonial que até então se tinha conseguido reunir. Fruto da herança patrimonial legada pelo antigo Museu de Odrinhas e pela extinta Secção de Arqueologia do Museu Regional de Sintra, a 11 de Setembro de 1999 foi inaugurado o novo Museu, concretamente a secção lapidar denominada “O Livro de Pedra”.
Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC
Outras Informações: http://www.museuarqueologicodeodrinhas.pt/