18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Andebol de Praia: Agustín Collado Rodríguez assume Seleções Nacionais em toda a linha

Treinador espanhol que tem vindo a fazer história ao leme da Seleção Nacional Feminina vai assumir a Coordenação Técnica das Seleções Nacionais, bem como a liderança da equipa Masculina de forma interina.
O nome de Agustín Collado Rodríguez está diretamente ligado ao crescimento do Andebol de Praia português – no geral, e no feminino em particular – e o treinador vai agora acumular funções nas Seleções Nacionais com vista a um futuro ainda mais risonho. Nascido em Granada e residente em Almería, Espanha, desde os oito anos de idade, o técnico de 36 anos foi apresentado como Selecionador Nacional Feminino em finais de 2020 e iniciou a caminhada ao leme da equipa lusa em março do ano seguinte. Desde estão, somaram-se recordes e resultados históricos, tais como a primeira presença de sempre num Campeonato do Mundo (2022), que culminou com um lugar no top-8, e que surgiu na sequência do honroso 5.º lugar obtido no Europeu de 2021, na Bulgária; para além da medalha de bronze conquistada nos Jogos do Mediterrâneo (2023), na Grécia e, claro, o 4º lugar no EHF BH Euro 2023, que teve lugar na Nazaré, em maio passado.
 
Face à saída de Paulo Félix, anterior Coordenador Técnico das Seleções Nacionais e Selecionador Nacional Masculino – que se assumiu como um dos principais impulsionadores da modalidade até ao patamar de excelência que hoje ocupa -, Agustín Collado Rodríguez vai agora ser responsável por essas pastas, deixadas em aberto no final da época passada (a última das quais de forma interina), no ano em que Portugal vai estar presente, em ambas as vertentes, na 7.ª edição do Campeonato do Mundo de Andebol de Praia, que vai decorrer no próximo mês de junho, na cidade costeira de Weihai, na China.
 
Não é apenas a nível das Seleções Nacionais que Agustín Collado Rodríguez tem brilhado nos últimos anos. No país vizinho, na cidade onde reside, é treinador principal da AM Team Almería, equipa de Andebol de Praia, que tem vindo a figurar entre a elite da modalidade a nível nacional e internacional, com títulos e medalhas sucessivas nas provas europeias; e é ainda líder da equipa Costa de Almería Roquetas (indoor), que milita na segunda divisão espanhola.
 
Agustín Collado Rodríguez não esconde a felicidade pela confiança nele depositada e destaca o papel dos clubes no crescimento da modalidade: “Estou muito feliz por ter esta oportunidade de dar um passo no trabalho a realizar com a Federação de Andebol de Portugal e com as Seleções Nacionais. É um momento de crescimento para o Andebol de Praia em Portugal, os clubes estão a trabalhar muito bem desde a formação dos atletas até à progressão deles até ao escalão de sénior e os resultados estão à vista, com um grande aumento do número de atletas por clube. Isso acontece graças ao profissionalismo com que trabalham e a ambição de fazer crescer cada vez mais o Andebol de Praia. Este é, certamente, um bónus para que possamos trabalhar com muitos recursos e qualidade nas nossas Seleções Nacionais sub-16 e seniores. Aceito este grande desafio com muita vontade e entusiasmo e espero que, no futuro, o trabalho nos leve aos patamares mais altos dos rankings, a todos os níveis.”
 
Quanto ao facto de assumir, de forma interina, a Seleção Nacional Masculina, e ao Mundial que se avizinha, o treinador espanhol garante que uma boa preparação é fundamental: “Com um grande envolvimento e ajuda do corpo técnico das Seleções Nacionais, estou convencido de que conseguiremos realizar uma grande preparação no próximo Mundial, que se vai disputar na China. Temos muito trabalho pela frente e um grande desafio com atletas masculinos e femininos de alto nível, que têm o objetivo de melhorar as classificações obtidas do último Mundial. Para isso, chegarmos bem preparados à grande competição vai ser essencial.”
 
Agustín Collado Rodríguez remata: “Por último, não quero esquecer a grande importância das Seleções Nacionais sub-16, onde está em jogo a qualificação para o Mundial, que dará acesso aos próximos Jogos Olímpicos da Juventude.”
 
O Coordenador do Andebol de Praia da Federação de Andebol de Portugal, Mário Bernardes, afirma que a escolha aconteceu de forma natural e olha com muita ambição para o futuro próximo: “Este ano de 2024 é um ano muito importante para o Andebol de Praia nacional e internacional. É ano de Campeonato do Mundo, com a qualificação garantida no EHF BH EURO 2023, na Nazaré, em femininos e masculinos, e é também o ano da demonstração da modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 onde contamos estar representados com alguns atletas, nas duas vertentes. Com a saída do Paulo Félix, depois de ter desempenhado um enorme trabalho e sendo um dos grandes responsáveis pelo nosso crescimento, a escolha de Agustín Collado Rodríguez para Coordenador Técnico das Seleções Nacionais – assumindo também, interinamente, a função de Selecionador Nacional Masculino – foi feita de uma forma natural, devido ao trabalho por ele realizado sempre com o máximo profissionalismo e dedicação. Há muito por fazer e continuaremos sempre com a mesma força.”
 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 25 de abril de 2024 – 08:16:40

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...