15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Joana Crisóstomo alcansa 5º lugar, Anri Egutidze na 7ª posição no Grand Slam de Tbilisi 2021

 

O segundo dia do Grand Slam de Tbilisi 2021 cumpriu-se este sábado, 27 de março, com 3 Portugueses em ação. A 4ª etapa do Circuito Mundial de Judo reúne 452 Atletas (247 Masculinos e 205 Femininas) de 80 Países até este domingo, 28 de março.

 

Num dia dedicado às categorias -63 kg e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas, Portugal foi representado por 3 Judocas Lusos:

 

No seu combate inaugural, Joana Crisóstomo (-70 kg) eliminou a chinesa Xiaoqian Sun (32ª no ranking mundial) com um ‘wazari’ no ‘golden score’. Alcançou o segundo triunfo perante a jovem ucraniana Yelyzaveta Lytvynenko, por ‘wazari’. Nos quartos-de-final enfrentou a 25ª classificada do ranking mundial, Madina Taimazova (Vice-Campeã dos Masters de Doha 2021). A russa conseguiu ultrapassar a portuguesa de 19 anos ao pontuar o ‘ippon’ perto do primeiro minuto do combate. Joana regressou às vitórias na repescagem, eliminando a australiana Aoife Coughlan (27ª no ranking mundial, com vários títulos continentais na Oceânia) com um ‘ippon’ em apenas 46 segundos. Na luta pelo Bronze, contra Gabriella Willems (26ª do ranking mundial), o combate foi equilibrado, com ataques de ambas as partes, até que a um minuto e meio do final, a belga conseguiu aplicar uma ‘chave de braço’ que lhe valeu o ‘ippon’. Com este resultado, Joana Crisóstomo alcança a 5ª posição.

 

Na categoria -81 kg, Anri Egutidze começou a sua caminhada na segunda ronda, onde eliminou o montenegrino Nikola Gardasevic (80º no ranking mundial) por ‘wazari’. Somou a segunda vitória na prova ao ultrapassar o jovem polaco Jakub Pankowski, novamente por ‘wazari’. Nos quartos-de-final, enfrentou o 19º do ranking, Sami Chouchi (Vice-Campeão Europeu em 2018). Apesar do equilíbrio ao longo do combate, o belga conseguiu superiorizar-se nos últimos 30 segundos, pontuando um ‘wazari’ antes do ‘ippon’ final. Na repescagem, contra o azeri Murad Fatiyev (40º no ranking mundial), o português voltou a ceder, sofrendo um ‘wazari’ e não conseguindo inverter o marcador. Com este resultado, Anri Egutidze termina num honroso 7º lugar.

 

João Fernando(-73 kg) estreou-se com uma vitória perante Lucas Diallo, 99º no ranking mundial, por acumulação de ‘shidos’ do atleta de Burkina Faso. Na ronda seguinte enfrentou Tsogtbaatar Tsend-Ochir, 11º do ranking e vencedor da última etapa do Circuito (GS Tashkent). Apesar do esforço do jovem português, o mongol conseguiu o triunfo com um duplo ‘wazari’.

 

Recordamos que no primeiro dia da prova, Joana Ramos conquistou a Medalha de Bronze, ao derrotar a nº10 do mundo, Larissa Pimenta, por acumulação de ‘shidos’ da brasileira. Catarina Costa também esteve no Bloco de Finais e terminou em 5º lugar.

 

A Seleção Nacional presente no evento é composta por 11 Atletas (6 Femininas e 5 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg),Joana Ramos (-52 kg), Wilsa Gomes (-57 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), João Crisóstomo (-66 kg), João Fernando (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo e Pedro Soares.

 

A prova termina este domingo, 28 de março, com as categorias mais pesadas (-78 kg e +78 kg femininas e -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas). Rochele Nunes e Jorge Fonseca são os dois Judocas que encerram a participação portuguesa. Os combates têm início previsto para as 10h00 locais (06h00 em Portugal Continental).

Periodicidade Diária

quinta-feira, 13 de maio de 2021 – 22:35:14

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...