
A Artes Marciais Vietnamitas – Federação Portuguesa, levou a efeito no passado sábado 22 de Fevereiro em S. João da Madeira, mais concretamente no seu Clube de Campismo, um o Estágio de Việt Võ Dạo denominado de Estágio do Tết . Ất Tỵ (ano da serpente de fogo) em referência ao ano que iniciou no Vietname no dia 29 de Janeiro.
Organizado pela DAO – Associação Cultural e Desportiva, com sede em Paços de Brandão, da qual o núcleo de S. João da Madeira faz parte, foi precisamente este núcleo que fez as honras da casa e recebeu com muita simpatia esta iniciativa que juntou mais de 30 praticantes (võ sinh) vindos das diferentes classes da área geográfica que vai desde Santa Maria da Feira a Braga.
Este estágio de Việt Võ Đạo (Arte Marcial Vietnamita) foi dedicado ao treino de algumas sequências (quyền) de mão nuas, nomeadamente o Vạn Sơn quyền (mil montanhas - referente às mil dificuldades que encontraremos na vida) e o Ngũ cầm hành quyền (quyền dos cinco animais que remete para as muitas formas de estar, ser e fazer).
Foram também trabalhadas aplicações praticas de defesas de ataques variados, defesa pessoal e ainda técnicas de projecção e varrimentos, finalizando o vasto e variado programa com técnicas de combate e combate desportivo.
A classe de Việt Võ Đạo de S. João da Madeira, em actividade há mais de 15 anos, está de parabéns pelo trabalho que mostrou e referiu desejar não ter de esperar tanto por outro evento em S. João da Madeira, pois o último foi em 2019. Na verdade, Inês Costa Miranda, uma das praticantes mais jovem da classe de S. João da Madeira de Việt Võ Dạo mas que já é a sua responsável pela administração e gestão, vê com bons olhos o regresso deste tipo de iniciativas à cidade.
“Tínhamos muita vontade que se fizesse aqui este evento porque gostaríamos de dar a conhecer o que fazemos aos Sanjoanenses e às instituições que a representam. Esperemos que a divulgação aguce o apetite de mais pessoas da cidade pela prática desta Arte Marcial ancestral mas muito centrada nas pessoas e problemas da sociedade actual, pois quanto maior o número de alunos maior a motivação”, explica e termina “estou certa que comigo isso vai acontecer, vamos ter muitos mais eventos, aqui em S. João da Madeira”.
Este tipo de evento realiza-se duas a três vezes por ano e, visa reunir praticantes para de uma forma mais abrangente, trabalhar o programa técnico com vista a desenvolver o grupo e criar equipas para competir.