Pode-se dizer que a génese do MIUT esteve principalmente associada às Travessias Pedestres da Ilha da Madeira “NonStop” que o Clube de Montanha do Funchal organizou em 2004, 2006 e 2007, para um grupo restrito de sócios, adeptos ferrenhos dos desafios pedestres de montanha e das provas de aventura, grande parte deles integrados hoje na organização do MIUT.
Apesar de na altura não ter ainda a carga competitiva que hoje tem, era já um desafio pedestre extremo que ligava, na diagonal, a Ilha da Madeira, desde o Farol da Ponta do Pargo até ao Caniçal.
O principal objectivo passava por chegar ao fim “intacto”, coisa rara de acontecer e, se possível, em menos de 24 horas. E assim nasceu a ideia de organizar uma prova de montanha de resistência, que fomentasse a prática de uma modalidade ainda pouco conhecida entre nós e promovesse, simultaneamente, as belezas naturais da nossa ilha, cativando assim muitos mais praticantes, ao estilo de um UTMB – Ultra Trail Mont Blanc…
Então, no ano seguinte, em 2008, o Clube de Montanha do Funchal, em parceria com a Confraria Trotamontes, coloca no terreno a 1.ª edição do MIUT - Madeira Island Ultra Trail -, uma prova de ultra-trail, em regime Non-Stop, de 100 Km e 3600 metros de desnível positivo, que ligou o farol da Ponta do Pargo à Baía de Machico, e que contou com mais de uma centena de atletas, a maioria dos quais espanhóis e continentais.
Ao longo do percurso, que foi balizado por fitas com reflectores, foram montados 10 CP’s (postos de controlo), com abastecimentos líquidos e sólidos, onde os atletas registavam a sua passagem através de um SI card (dispositivo electrónico) cedido pela organização.
A distância, o desnível, o controlo horário e as condições climatéricas difíceis que se fizeram sentir, principalmente entre o planalto do Paul da Serra e o Pico do Areeiro, foram os grandes obstáculos com que se depararam atletas e organizadores.
A par da prova principal, realizou-se também o Trail de 53 Km (entre a Encumeada e a Baía de Machico), com a presença de 25 atletas.
Depois do sucesso que foi a edição inaugural do MIUT, o Clube de Montanha do Funchal em parceria com a Confraria Trotamontes, voltaram a abraçar este projecto. Se no ano inaugural a escolha do percurso recaiu na ligação entre o farol da Ponta do Pargo e a promenade de Machico, em 2009 a opção do ponto de partida incidiu em Porto Moniz, na costa norte, endurecendo o já conhecido percurso anterior.
Realizou-se igualmente o Trail de 53 Km (entre a Encumeada e a Baía de Machico).
Montanha, levadas, veredas e urbe caracterizaram um itinerário de beleza ímpar e que teve o condão de transformar esta 2ª edição do MIUT numa excelente jornada promocional para o trail regional.
Dois anos volvidos, eis-nos perante um novo desafio, um novo MIUT… o MIUT 2011.
Com partida e chegada em Porto Moniz, a prova principal, o UT 100, percorrerá toda a costa norte, num sobe e desce constante desde o Porto Moniz até São Vicente, continuando montanha acima até à Bica da Cana, derivando então mais para a costa sul até chegar ao Porto Moniz.
O Trail 55 e o Trail 25, para os menos afoitos, terão a sua partida em Seixal e Achada Grande (Fonte do Bispo), respectivamente.
Ao longo dos percursos estarão montados 10 postos de controlo e de abastecimento.
As restrições de utilização das veredas afectadas pelo último grande incêndio ocorrido na Madeira, impediram o normal traçado da travessia, mas, na verdade, ninguém se sentirá defraudado, pois são inúmeras e indescritíveis as belezas naturais desta parte oeste da ilha.
Inscritos nas 3 provas estão 127 atletas, dos quais 89 nacionais, 17 espanhóis, 7 alemães, 4 franceses, 2 croatas, 2 norte-americanos, 2 ingleses, 1 venezuelano, 1 britânico, 1 italiano e 1 norueguês.
Destes, saliente-se na prova principal, a presença do francês Patrick Bohard, da “TEAM ASICS”, um nome consagrado do Trail internacional, vencedor da TDS - Trace des Ducs de Savoie, em 2009, e 5.º classificado da geral no conhecidíssimo UTMB, em 2010.
No entanto, espera-se grande luta pelos lugares cimeiros, principalmente por atletas regionais que se têm revelado noutras provas.
MIUT 2011- PROGRAMA
Sexta-feira, 13 de Maio - Dia do Check-In
- Secretariado funcionará das 10h00 às 20h00 (Centro de Ciência Viva do Porto Moniz)
- 17h00 - Briefing sobre a prova para todos os participantes
Sábado, 14 de Maio - Dia da Prova
- 06h00 – Partida do UT 100 (Porto Moniz)
- 08h00 - Partida do Trail 55 (Seixal)
- 10h00 - Partida do Trail 25 (Achada Grande - Fonte do Bispo)
- 21h00 – Última chegada do Trail 25
- 23h00 - Última chegada do Trail 55
Domingo, 15 de Maio
- 08h00 – Última chegada do UT 100
- 12h30 – Cerimónia de Entrega de Prémios
- 13h30 - Almoço convívio