>
É já no próximo fim-de-semana que vai para o terreno o II Trail do Porto Moniz, evento de trail running constituído por 2 percursos, de 38 e 16 km, ambos organizados pelo Clube de Montanha do Funchal.
Após o fecho de inscrições, está mais que assegurada a presença de mais de três centenas de atletas, nesta que será a 3.ª prova do “Circuito de Trail Running Madeira 2014”.
Registe-se, com agrado, a presença dos atuais líderes do Circuito Nacional de Trail, Ester Alves e Nuno Silva, sendo que este último, um dos mais experientes e vitoriosos atletas do panorama nacional e já com excelentes prestações a nível internacional,
lidera igualmente o Circuito Nacional de Ultra Trail.
Ester Alves, além de atleta, também desenvolve trabalho de pesquisa científica e aceitou gentilmente transmitir alguns dados sobre a pesquisa científica que atualmente abraça, no âmbito do seu doutoramento, com a temática 'Fisiologia do rendimento desportivo e Trail. Apresentação das variações fisiológicas durante a corrida aeróbia e anaeróbia', na palestra agendada para sábado à tarde, aberta a todos os participantes interessados.
O programa horário desportivo inicia-se logo no sábado às 15h, com o check-in efetuado a todos os atletas e, ao fim da tarde, terá lugar a então já referida palestra.
O dia de domingo estará reservado à competição, com a partida da prova principal agendada para as 8h30 e, duas horas e meia mais tarde, a partida da prova mais curta.
Ambas as metas estarão instaladas junto do CCVPM – Centro de Ciência Viva do Porto Moniz, prevendo-se para o meio-dia a chegada dos primeiros atletas. Pese embora Nuno Silva assuma claro favoritismo na vitória final, aguarda-se certamente forte
oposição dos atletas madeirenses, nomeadamente de Manuel Faria e Luís Fernandes, trailers que se têm destacado ultimamente no panorama regional.
Uma vez mais, o Clube de Montanha do Funchal disponibilizará no seu website um sistema de tempos on-line, desenvolvido em parceria com a Universidade da Madeira, e que permitirá acompanhar, em tempo quase-real, o desempenho dos atletas ao
longo dos vários postos de controlo instalados ao longo do percurso.
Finalmente, às 16h30, proceder-se-á à cerimónia de entrega de prémios.