>
Ester Alves foi a primeira mulher a cortar a meta da 7º edição da Madeira Island Ultra Trail (MIUT). Completou os 115 km e 6800m de desnível positivo da prova em 18h e 43m e sagrou-se campeã Nacional de Ultra Trail Endurance.
A atleta da Salomon Suunto participou pella primeira vez no Miut no ano passado, onde conseguiu um 5º lugar. Nesta edição Ester liderou a prova do princípio ao fim, sendo perseguida pela francesa Véronique Chastel e Susana Simões, 2º e 3º lugar.
“Apesar da queda na última parte, guardo as melhores recordações da prova. Paisagens maravilhosas de uma dureza tão grande como a sua beleza."
Armando Teixeira, na sua 5º participação do Miut, alcançou o 6º lugar numa prova, que segundo o atleta, teve um nível competitivo elevado. Completou a prova em 15h e 26m, menos 30 minutos do que no ano passado, em que ficou em 3º lugar. O vencedor foi o madeirense Luis Fernandes que chegou 14h e 36m depois do tiro da partida, às 00h, conseguindo o record de tempo no Miut. Em 2º lugar ficou Nuno Silva (14h 50m) e em 3º Luis Duarte (14h 59m).
No fim do seu quinto Miut, Armando reforça que o mais difícil nesta prova é o desnível, pela grande inclinação das subidas e descidas, e a ligação entre o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo.
“Quando corto a meta tenho sempre vontade de chorar”.
“Estou muito orgulhoso da organização da prova, cresceu muito e merece estar no Ultra Trail World Tour.”
Os 400 atletas que alinharam na partida do Miut às 00h, contaram com um clima muito favorável para a corrida, apenas aparecendo o frio e a neblina entre os pontos mais altos.