>
Foi com muito entusiasmo que se viveram as partidas das três provas do Trail Amigos da Montanha e o mesmo entusiasmo foi sentido junto de cada atleta que cruzou a linha da meta.
Pelas 7h00, ainda com muito frio, partiram os 350 atletas do Ultra Trail, uma prova com 61km onde os atletas foram convidados a participar, durante o trajecto, em atividades de muita aventura proporcionada pelo slide, a ponte de cordas ou a descida do rio em canoa, numa união entre várias modalidades desenvolvidas pelos Amigos da Montanha. E foram estes momentos de aventura que os atletas muito elogiaram aquando da sua chegada à meta, a par com a beleza dos trilhos, os percursos escolhidos, a logística e as características técnicas do terreno que tinham acabado de palmilhar. Estas referências foram aliás comuns às três provas: de 61, 30 e 15 km.
O início do Trail, prova de 30km, aconteceu pelas 8h55 com os cerca de 650 atletas a partirem ao som de Carmina Burana, música escolhida para as três partidas conferindo-lhes grande emoção a juntar ao espírito vivido entre os atletas no momento de partida. E a alegria entre os participantes, a entreajuda e os aplausos de amigos, familiares e colegas de equipa por mais uma prova superado foi uma característica do trail bem notada ao longo do dia.
Mas foi também muito o público de Barcelos que passou pela Av. da Liberdade para participar no evento organizado pelos Amigos da Montanha, com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos. O Grupo de Zés Pereiras de Barcelinhos e o grupo Galo Gaiteiro do Círculo Católico de Operários de Barcelos também abrilhantaram o espectáculo desportivo durante o dia com a cultura local a ser mostrada aos milhares de atletas que vieram até Barcelos provenientes de todo o país mas também da Holanda, Brasil, Espanha, Alemanha, Suécia e Finlândia.
O dia amanheceu frio, mas o sol aqueceu um dia de Outono excelente para a prática da modalidade e do espectáculo que se viveu no centro histórico de Barcelos.
Pelas 10h, na partida do Mini Trail o calor já condizia com o ambiente dos cerca de 650 atletas que participaram na prova de 15 km. A completar a vertente desportiva do evento, cerca de 150 participantes, na sua maior parte acompanhantes dos atletas das provas do Trail, percorreram trilhos do concelho num percurso pedestre de cerca de 7 km.
No Mini Trail o pódio feminino foi ocupado pelas atletas Diana Sousa no terceiro lugar, Isa Dias, da equipa Lagares Sport ParJovem, na segunda posição e Isabel Areias no lugar mais alto.
No sector masculino Armandino Taborda foi o vencedor, seguido de Bruno Silva da Afacycles Sport e de Luís Magalhães, da equipa Batotas.
Na prova de 30 km o pódio feminino foi ocupado pela sueca Judith Trunschke, no primeiro lugar, ladeada por Casimira Moura da Satecnosol ParJovem e Joana Tomás do CTAD Centro de Avaliação Física nos segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Diogo Fernandes, da OFFtel Runners/JV foi o vencedor da prova masculina, seguido de Asdrúbal Freitas e de Carlos Dias Satecnosol ParJovem.
No Ultra Trail, Ester Alves, da Desnível Positivo, venceu no sector feminino, seguida de Lucinda Sousa da 4X75 Piscinas de Gondomar e Cármen Pires da OFFtel Runners.
O pódio da geral masculina fica composto com cinco elementos. Luís Mota da equipa Casa do Benfica de Abrantes foi o vencedor, subindo ao lugar mais alto. Nuno Silva da Desnível Positivo foi o segundo a cortar a meta seguido de Marcolino Veríssimo, representando a SS CGD, Manuel Lago da Rias Baixas Trail Running e Gabriel Meira do Viana Trail.
E na prova do Ultra Trail o público presente teve ainda oportunidade de assistir a uma surpresa com um pedido de casamento de um dos atletas que acabava de concluir a prova quando a sua namorada, que tinha já concluído o Mini Trail, o aguardava na meta.
O Trail Amigos da Montanha tem também uma vertente solidária. Por cada inscrição, 1€ reverte para Apaci - Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas no âmbito da campanha "Há um Lugar Ideal para Gente Especial" que visa a angariação de fundos para a construção do Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacional desta instituição de Barcelos.
Na tarde de domingo, os Amigos da Montanha tiveram assim a oportunidade de entregar o valor de 1750 euros à Presidente da APACI, Maria Eduarda Rego, que representou a instituição na cerimónia de entrega de prémios.