>
Os atletas da Salomon Suunto Portugal, estiveram presentes na Riaño Trail, uma prova por etapas que decorre no Parque Natural Fuentes Carrionas, no Parque Natural dos Picos da Europa e no Parque Regional Montanhas de Riaño e Mampodre, na Montanha Leonesa em Espanha.
Ester Alves e Tiago Romão da equipa Salomon Suunto Portugal fizeram 2.º lugar da geral. A prova composta por 3 etapas começou na sexta feira e terminou hoje. A primeira etapa com 29,9 km e 2450 metros de desnível positivo partiu da localidade de Valverde, Tiago Romão completou o percurso numa hora e dez e foi o 3.º homem a cortar a meta, atrás dos espanhóis Roberto Heras e Marcos Ramos.
Ester Alves foi a segunda mulher a cortar a meta desta etapa fazendo um tempo de uma 1 hora e 26 minutos, 2 minutos atrás da vencedora, a espanhola Ainhoa Trigueros.
A segunda etapa com 38 km e 3081 metros de desnível positivo, partiu de Caín de Valdeón, no coração do Parque Nacional Picos de Europa, e o primeiro atleta a cortar a meta em Ermita del Pontón foi Roberto Heras, seguido de Tiago Romão que completou a prova em 2h18m. Ester Alves foi novamente segunda, não conseguindo bater a espanhola que já tinha ganho a primeira etapa.
Hoje teve lugar a 3.ª etapa com uma distância de 22,7 km com 1391 metros de desnível positivo, Tiago Romão voltou a cortar a meta em 2.º lugar com um tempo de 3h 28m e Ester Alves cortou a meta em primeiro fazendo um tempo de 4h36m.
Os dois atletas da Salomon Suunto Portugal completaram os 91km com 7000 metros de desnível positivo em 2.º lugar masculino e feminino.
Além de Ester e Tiago estavam mais 8 portugueses, Joana Sousa que ficou em 5º da geral feminina individual, André Castro que ficou em 23.º da geral masculina individual, Luís Duarte e Jerôme Rodrigues que ganharam a prova por equipas, Paulo Santos e Sandro Jordão que ficaram em 54,º em equipas e Fernando Machado e Maria Dias que ficaram em 67.º em equipas.
Ester Alves participou nesta prova pela 2.ª vez e classifica estes trilhos extremamente técnicos e perigosos, mas com uma envolvente de cortar a respiração.
Já Tiago Romão não só foi a primeira vez que fez esta prova, como foi também a primeira vez que que correu em alta montanha. “Tentei aprender ao máximo e tirar notas para o futuro. As 3 etapas foram muito diferentes, mas sempre com um ingrediente em comum, subidas muito íngremes, onde era impossível correr para chegar até ao pico, seguido de uma crista vertiginosa e descer por trilhos super técnicos. Adorei cada quilómetro desta prova, mas não aconselho a quem não tem experiência. É preciso ter uma boa preparação física e uma boa dose de loucura!” Revelou o atleta.
O Riaño Trail é uma prova que integra a Espanha Ultra Cup e oferece 3 pontos para o UTMB.
Foto: Diego Winitzky e Aitor Toribio