Um ano positivo na sensibilização dos jovens para o empreendedorismo e inovação

Um ano positivo na sensibilização dos jovens para o empreendedorismo e inovação
 
Destinado aos alunos do 9.º ao 12.º ano, o projeto SEED - Sensibilização para o Empreendedorismo e Inovação em Contexto Escolar - teve início há um ano como projeto piloto e alcança já êxitos assinaláveis. Com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências empreendedoras nos jovens, procura capacitá-los para a autonomia, criatividade, trabalho em equipa e inovação na procura de soluções para a comunidade. Pretende ainda estabelecer uma forte ligação entre a escola e o mundo do trabalho, com foco nas áreas tecnológicas e criativas.
 
Promovido pela Câmara Municipal de Lisboa tem vindo a crescer positivamente, numa parceria entre alunos, professores e parceiros. Este ano conta com 13 escolas secundárias - Rainha D. Leonor, Eugénio dos Santos, José Gomes Ferreira, Fonseca de Benevides, Marquês de Pombal, Luísa Gusmão, Gil Vicente, Camões, D. Pedro V, Padre António Vieira, Lumiar, Filipa de Lencastre, Josefa de Óbidos -  envolvendo 55 turmas e 1160 alunos.
 
Ao longo do ano letivo, o SEED atua em seis eixos de ação: implementação de um Living Lab - laboratório de empreendedorismo na escola; visitas de estudo/workshops em espaços do ecossistema empreendedor e na escola; sessões de literacia financeira; workshops de criação de um projeto feito pelos alunos; dinâmicas de descoberta de competências e perfil/percurso profissional; e experiências de Training no ecossistema empreendedor.
 
Estas ações são desenvolvidas através de atividades promovidas por doze parceiros: Casa do Impacto, Fab Lab e Bio Lab Lisboa, Future of Work, ISCTE Business School, ISEG Lisbon School of Economics & Management, Lispolis, Tec Labs, Startup Lisboa/Unicorn Factory, Un- Hu, Ginásio do Empreendedor, Build Up Labs e CEI – Centro de Empreendedorismo e Inovação.
 
A equipa do SEED está empenhada em alavancar um futuro melhor para os jovens em 2024, semear o empreendedorismo e inovação em novas escolas, estabelecer novas parcerias no ecossistema empreendedor de Lisboa, capacitar professores e mostrar o que foi o projeto num evento a realizar durante 13.ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa, entre outras iniciativas.
 
Contamos toda a comunidade para inspirar e formar mais jovens empreendedores!
Para mais informações:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
#SEED #CML #inovar #empreender #ensinar #novascompetências #jovens #parceiros #escolas #dinâmica
 
Fotografia: Armindo Ribeiro/CML
 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...