A última contra-análise realizada pela Agência Portuguesa do Ambiente nas praias da Poça e das Moitas demonstrou que as águas estão com os padrões normais e podem ser frequentadas, ou seja, não estão interditas.
A contra-análise foi realizada quinta-feira última e ontem o resultado veio demonstrar que a qualidade das águas destas duas praias do concelho de Cascais está dentro dos parâmetros normais.
Ou seja, estas praias nem precisavam de ter sido interditadas.
Apesar disso, a interdição da água balnear das praias da Poça, em São João do Estoril, e das Moitas, no Monte Estoril, continuava ontem registada no ‘site’ da APA e só após os alertas feitos ontem, ao final da tarde, pela autarquia junto da APA é que a informação do site foi alterada.
O Vice-presidente Câmara de Cascais, Nuno Piteira Lopes, garante que a autarquia vai passar a fazer análises bidiárias à qualidade das águas no concelho e a publicá-las no seu site de forma a que os cascalenses, e quem visita o concelho, saibam que estão seguros nas praias de Cascais.
Salienta-se que, actualmente, a APA realiza análises mensais e a autarquia realiza análises semanais. Ou seja, estas praias nem precisavam de ter sido interditadas. Os valores que a autarquia recolhe semanalmente demonstraram que todos os índices se encontram dentro da normalidade.