A primeira circulação deste ano letivo do “CicloExpresso” - comboio de bicicletas para a Escola Básica António Matos Fortuna, em Quinta do Anjo, realizou-se a 2 de outubro, com a participação de 36 crianças e nove maquinistas.
Para 2024/2025, estão já inscritas/os 51 alunas/os, mas as inscrições continuam abertas para crianças (em https://cicloexpresso.pt/inscricoes/palmela) e também para adultas/os que queiram participar voluntariamente como maquinistas (através do link https://cicloexpresso.pt/como-funciona/maquinistas).
Recorde-se que a implementação do “CicloExpresso” no concelho começou no último ano letivo e resultou da parceria entre o Município de Palmela, a Cooperativa Bicicultura e a Escola. Com o mote “Eu vou para a escola de bicicleta, e tu?”, desafia as/os alunas/os a, uma vez por semana, trocarem o carro pela bicicleta, fazendo um percurso de 6,3 quilómetros por estradas de terra batida e de alcatrão, entre Cabanas e a EB António Matos Fortuna, acompanhadas/os por maquinistas locais e da Bicicultura.
Em 2023/2024, o comboio de bicicletas circulou durante 17 semanas, com um total de 58 alunas/os inscritas/os e 14 maquinistas com formação. Todos os envolvidos neste projeto fazem um balanço positivo, não têm dúvidas de que as crianças, famílias e a comunidade estão já mais alerta para a importância da mobilidade suave e partem para o novo ano letivo com expetativas de continuação do sucesso e entusiasmo redobrado.
O “CicloExpresso” enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 - Educação de Qualidade, 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis e 13 - Ação Climática.