18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

46º Ralicross de Sever do Vouga - Segundo dia

 

A chuva marcou as finais da jornada de abertura do PTRX 2020, que aconteceu na Pista do Alto do Roçário, este domingo dia oito de Março, pela mão do Vouga Sport Clube.

 

 

 

  

Final molhada é final abençoada e as decisões das corridas que definiram as classificações de cada categoria foram um verdadeiro espelho disso mesmo. Começando pela Iniciação - Troféu Ernesto Gonçalves, Rafael Rego teve que "suar" para vencer; José Artur Teixeira, apesar de se sentir combalido pelo acindete de Sábado, ganhou na NAcional A1.6; Frederico Santos foi o melhor SuperCar; Joaquim Machado foi o vencedor da corrida da tarde, a final da Super 1600; Nuno Bastos, ganhou em casa, nos Kartcross, depois se uma corrida definida sobre a meta; por fim na Nacional 2RM, João Oliveira levou a melhor sobre Andreia Sousa, que com o segundo lugar foi a concorrente feminina melhor classificada, num dia especial.

 

 

No dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, numa iniciativa conjunta do Vouga Sport Clube e do OffRoad Portugal foi prestada uma homenagem às mulheres que acompanham a caravana do Campeonato de Portugal de Ralicross, Kartcross e Super Buggy, sejam elas pilotos, mulheres ou mães de pilotos, organização, corpo de bombeiros ou forças públicas. 

 

  Andreia Sousa

 

FINAIS

 

Iniciação

 

Rafael Rêgo aos comandos de um Peugeot 106 XSi pode não ter começado esta primeira ronda do campeonato da melhor forma, mas com o 106 mais colaborante a cada qualificação, acabou por se impôr na Final, numa corrida já com piso bastante molhado e com os pilotos a perderem muito tempo atrás da melhor trajetória. O segundo lugar do pódio foi garantido por André Monteiro (Toyota Corolla), numa conquista difícil, porque já com a bandeira xadrez à vista, Gonçalo Novo (Toyota Starlet) ainda lançou um último ataque, mas acabou por não conseguir passar o Corolla do piloto portuense, foi terceiro a dois décimos de segundo.

 

 Iniciação - Troféu Ernesto Gonçalves

 

Nacional 2 RM

 

A categoria reservada às duas rodas motrizes foi conquistada por João Oliveira (Peugeot 206 GTi), apesar da oposição inicial de Hugo Santos (Honda Civic Type-R), que viria a ser alvo de uma penalização após um toque com o Seat Ibiza TDI de Fernando Silva, que ditou mesmo o abandono do Ibiza. O segundo posto foi conquistado por Andreia Sousa (Peugeot 306), que soube sempre aguentar a pressão e geriu uma corrida com um piso bastante traiçoeiro. O último lugar do pódio ficou reservado para Ricardo Mendonça (Peugeot 306 GTi), que premeia o trabalho desenvolvido durante todo o fim de semana.

 

 João Oliveira (Peugeot 206 GTi)

 

Nacional A 1.6

 

Como tínhamos adiantado, a vitória entre os A 1.6 tinha vários candidatos, mas neste caso foi reclamanda por José Artur Teixeira aos comandos de um Peugeot 106. Tiago Ferreira, que comandou grande parte da qualificação acabou por ser o segundo a ver a bandeira xadrez. Pedro Tiago (Citroën Saxo Cup) com o piso a não permitir muitos deslizes, foi gerindo o ritmo da concorrência e garantiu o último lugar do pódio.

 

José Artur Teixeira (Peugeot 106) seguido por Américo Sousa (Citroen Saxo)

 

Super 1600

 

Joaquim Machado (Peugeot 208 S1600), arrancou bem e conseguiu manter-se afastado das “lutas” que aconteceram, desde a primeira curva, atrás de si o que lhe deu alguma vantagem e o levou à vitória final. Já o segundo e terceiro lugares do pódio tiveram vários candidatos durante as oito voltas desta final, que acabou por ficar entrtegue ao estreante, nesta classe, João Novo (Citroën C2), depois de conseguir passar pelo Renault Twingo de Sérgio Dias, quando este se atravessa demasiado e faz um pião na entrada para a parte de terra do traçado. António Sousa (Peugeot 208) nunca baixou os braços e depois de conseguir superar Sérgio Dias e Rogério Sousa conquistou o terceiro lugar nesta primeira prova do Campeonato de Portugal de Ralicross.

 

 Joaquim Machado (Peugeot 208 S1600)

 

Kartcross

 

Numa das categorias mais competitivas do campeonato, a vitória final acabou por ser reclamada por Nuno Bastos (ASK XC'R), que juntamente com Jorge Gonzaga (LBS RX01) e o espanhol Maikel Vilas também em LBS RX01, que por esta ordem completaram o pódio, protagonizaram uma corrida em que o comando trocou de dono a cada volta. João Medina (Semog Bravo) assegurou o quarto posto e Daniela Godinho, também em Semog Bravo representou a calsse feminina da melhor forma e fechou o grupo dos cinco melhores. João Pinheiro (LBS RX01) foi o melhor entre o Camponato de Portugal Rookies de Kartcross.

 

 Nuno Bastos (ASK XC'R) 

 

 Daniela Godinho (Semog Bravo)

 

Super Cars

 

Frederico Santos (Mitsubishi Lancer Evo VI), conseguiu desde a primeira hora comandar as operações nesta classe. Daniel Pacheco (Subaru Impreza) foi segundo.

 

 Frederico Santos (Mitsubishi Lancer Evo VI)

 

Após corridas de qualificação

 

Iniciação

 

 

Na categoria reservada aos mais novos, a troca de posições foi uma constante durante toda a qualificação. No somatório das quatro corridas Gonçalo Novo acabou por levar a melhor e parte para a Final no primeiro lugar da grelha.

Nacional 2 RM

 

Ricardo Mendonça impôs o Peugeot 306 GTi nas duas últimas corridas de qualificação, o que lhe garantiu o terceiro lugar na soma das quatro corridas de qualificação. Por seu lado, na contabilidade para a final, seria Hugo Santos (Honda Civic Type R) a levar a melhor. João Oliveira com uma prestação pautada pela regularidade garantiu a segunda posição da grelha para a última corrida deste fim-de-semana. Andreia Sousa (Peugeot 306), com um ritmo sempre crescente e em jeito de homenagem a todas as mulheres presentes, foi segunda na quarta corrida e garantiu acesso à final na quarta linha da grelha.

 

Nacional A 1.6

 

Tiago Ferreira aos comandos de um Peugeot 106, dominou quase toda a sessão de qualificação, só falhando o primeiro lugar na quarta corrida de apuramento, mesmo assim, partiu para o último embate do dia numa posição confortável.

 

Contudo, José Artur Teixeira (Peugeot 106), mesmo não estando nas melhores condições físicas fruto do acidente da véspera, não deu muita margem de manobra a Ferreira. Igual desempenho do campeão em título, Pedro Tiago (Citroën Saxo Cup), que garantiu o terceiro posto na soma das qualificações, mas muito perto do comando, pelo que o candidato à vitória final ainda é uma incógnita.

 

Super 1600

 

 

A derradeira corrida de qualificação para a final mais aguardada do fim-de-semana foi marcada, logo na primeira volta por um aparatoso capotanço do Citroën Saxio Kit Car de Bruno Gonçalves, mas sem qualquer consequência física para o piloto e que mesmo assim, caso consiga alinhar, partirá da terceira linha da grelha para a final. O primeiro lugar na soma das quatro corridas foi garantido pelo Peugeot 208 S1600 de Joaquim Machado. Rogério Sousa (Ford Fiesta S1600) conseguiu o segundo lugar no acesso à final.

 

Kartcross

 

 

Jorge Gonzaga aos comandos de um LBS RX01, “puxou dos galões” de campeão e dominou toda a sessão de qualificação, partindo nesta posição para a final da primeira jornada 2020 do Campeonato de Kartcross.

 

No segundo posto destacou-se outro antigo campeão, Pedro Rosário (Semog Bravo). Luís Almeida também em LBS RX01, conseguiu o terceiro lugar no acesso à final.

 

Daniela Godinho (Semog Bravo) defendeu as correr femininas neste Dia Internacional da Mulher e garantiu um lugar à entrada do top ten, numa caravana composta por 20 participantes.

 

Fotos - Paulo Braga

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 06:19:51

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...