18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Ciset 4x4 Alijó 2019 - Uma verdadeira "Prova deEsforço" nas encostas do Douro

 

Sanfins do Douro no Município de Alijó, acolheu no passado fim de semana a edição de 2019 do CISET 4X4 ALIJÓ 2019, a terceira prova do Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 2019 que reuniu nesta localidade do Alto

Douro mais de 2 dezenas de participantes de Portugal, Espanha e do Reino Unido (Gibraltar).

 

Organizada pela APTE – Associação Portuguesa de Trial Extremo em parceira com a Associação Romaria de Nossa Senhora da Piedade, esta terceira edição da prova de Sanfins do Douro apresentou um circuito com obstáculos renovados face ás edições anteriores, mas manteve na sua essência todas as características que tornam o recinto implantado junto ao Santuário da Nossa Senhora da Piedade com um dos mais espetaculares de todo o calendário

e com um enquadramento paisagístico singular.

 

O CISET 4x4 ALIJÓ 2019 começou na tarde de sábado com as verificações técnicas e administrativas que apesar de facultativas foram cumpridas por quase todas as equipas que preferiram viajar para o local da prova antecipadamente.  O dia terminou com uma visita ao principal patrocinador do evento – a Adega de Favaios, onde  caravana de equipas foi particularmente bem recebida e onde pode experimentar os produtos desta cooperativa, sobretudo vinhos Moscatel com particular destaque para o Favaito.

 

Já  a competição propriamente dita apenas arrancou no domingo de manhã, e que como habitualmente foi composta pelos setores de perícia seguidos depois pelos setores de resistência.

 

Apesar de o clima ter sido particularmente benevolente durante a prova, com um dia de sol mas sem calor,  as condições anormalmente secas de 2019 tiveram reflexo na pista a partir da qual se erguiam espessas nuvens de pó à passagem dos concorrentes, criando inúmeras dificuldades e alguns sustos sem problemas de maior.

 

 

CLASSE FUN: TEAM BICHOS DO MATO CONSEGUE RESISTIR Á INVESTIDA ESPANHOLA.

 

Composta na sua maioria por equipas Espanholas, a lista de participantes na classe FUN tinha em Luis Silva da equipa Team Bichos do Mato o único representante de Portugal, sendo assim de prever que o mesmo iria ter muito trabalho para conseguir superar os seus rivais.

 

Isso mesmo ficou demonstrado no arranque da competição, o primeiro lugar provisório a ser ocupado por Juan Alperez da equipa Espanhola Club 4X4 Levanta Tapinos enquanto o Português ficava em segundo seguido de outro Espanhol em terceiro - Manuel Cazalla do Team Goca

 

Porem, se o setor de perícia foi bastante simples para todos, o mesmo não se pode dizer do setor de resistência que desta vez colocou todos fora de “combate” logo ao inicio. Surpreendidos pela dificuldade da pista, o melhor que estas equipas conseguiram foi dar uma volta á pista – Luis Silva, vencedor da classe ainda consegui fazer uma volta bastante aceitável, precisado de 14 minutos para cumprir todo o percurso, mas acabaria fora de prova na volta seguinte sequencia de um capotanço. Já Juan Alperez, segundo classificado precisou de 1h03m para completar uma única volta, pois estava a braços com problemas no seu carro.  Finalmente em terceiro Manuel Cazalla , que não consegui mesmo a conseguir completar uma volta.

 

Vencedor da classe FUN

 

CLASSE PROMOÇÃO:  EMANUEL LUZ INALCANSÁVEL VENCE COM  FACILIDADE

 

Emanuel Luz do Team Repower conquistou em Sanfins do Douro mais uma vitória para o seu palmarés, depois de mais uma prova onde esteve num nível bastante acima da concorrência, concorrência essa que apesar de tudo tem vindo a evoluir.

 

Também á semelhança do que aconteceu na classe FUN , o domínio dos Espanhóis em termos de número era notório, deixando Emanuel Luz sozinho na tarefa de defender as cores Portuguesas.

 

No setor de perícia, os três primeiros lugares foram todos eles ocupados por estrangeiros, com Pablo Castro  da equipa Traccion Bierzo a conseguir ser o mais veloz.  Em segundo ficou Manuel Fitz do Team Zapatito 4x4/Euro4x4parts/Mas 4x4/SBM 4x4 e finalmente em terceiro Fabian Pereira da equipa Gibextream que veio desde o "rochedo"(Gibraltar)  até Alijó para participar nesta prova.

 

Porém mal começou a resistência e logo o domínio dos estrangeiros depressa desapareceu nas nuvens de pó levantadas pelo Toyota de Emanuel Luz, que rapidamente ganhou uma grande vantagem aos demais, vantagem essa que se materializou numa vitória esmagadora, mesmo após o piloto ter reduzido muito o andamento e ter-se limitado a “cumprir calendário”.

 

O melhor dos “outros” foi o Espanhol Manuel Fitz,  cada vez mais habituado e adaptado ao CISET e que consegui realizar 9 voltas ao circuito e garantiu assim o segundo lugar final, na frente de Pablo Castro

 

Vencedor da Classe Promoção

 

CLASSE PROTO: BRUNO BASTOS (EXIGENTE TT) VENCE NO ALTO DOURO

 

A classe Proto foi uma das mais participadas e ao mesmo tempo das mais equilibradas do CISET 4x4 ALIJÓ 2019.   Apesar da dureza deste evento, a generalidade das equipas conseguiu resistir e manter em aberto a luta pelos primeiros lugares até ao final.

 

Na curta especial de perícia, Domingos Dinis da equipa Alçapões.pt foi o mais rápido com uma prestação exemplar. Oscar Barroso da equipa MatBarroso terminou logo a seguir em segundo e em terceiro ficava Paulo Amaro da equipa Burpizza/LM4/Fragoso & Filhos.

 

A prova de resistência  foi disputada com um relativo equilíbrio entre os participantes, o que ainda assim não impediu uma reviravolta no que diz respeito ás posições que as equipas ocupavam fruto das dificuldades que as equipas enfrentaram.   Bruno Bastos foi quem teve a melhor prestação na prova, ao conseguir realizar 18 voltas ao traçado de Sanfins, terminando com uma vantagem de 2 voltas sobre o segundo classificado Oscar Barroso.   Em terceiro lugar, com 13 voltas cumpridas ficou Angelo Tiago, do Team Helder Tiago.

 

Vencedor da Classe Proto

 

CLASSE SUPER PROTO:  ASH TEAM VENCE DEPOIS DE UMA BATALHA INTENSA COM BF-AUTOMÓVEIS.

 

A classe Super Proto foi aquela onde a disputa pela vitória foi mais acesa, com as equipas ASH Team e BF Automóveis a lutarem até pela vitória, com vantagem para a equipa Madeirense que conseguiu algum espaço para respirar depois do seu adversário ter tido problemas.

 

A prova não poderia ter corrido melhor a Adriano Santo, que venceu a perícia ficando na melhor posição para o arranque da resistência.  A curta distância e em segundo lugar ficava Rui Vieira – FPower/Nosso Talho e em terceiro Vitor Matos da equipa Base Branca 4X4.

 

Começado o setor de resistência,  era Vitor Matos que assumia a liderança, porem à quinta volta ficava fora de prova.    Também á  quinta volta ficavam fora mais duas equipas, o Team  FPower/Nosso Talho de Rui Vieira e o Team Astutrial do Espanhol Mário Garcia que veio até Alijó para fazer a sua estreia no CISET.     A luta pela vitória ficava assim entregue a Adriando Santo e Bruno Sá que animaram muito a prova.  Mas como já dissemos atrás, o Team BF Automóveis (Bruno Sá) viria a sofrer problemas a deixar os seus adversários ganhar vantagem,  acabando por terminar a prova em segundo lugar com 12 voltas, menos 3 do que  os vencedores.   O ASH Team conquistou assim uma merecida mas muito trabalhosa vitória.    Em terceiro lugar ficaria Vitor Matos do Team Base Branca 4x4, que apesar de ter ficado com o mesmo numero de voltas de dois dos seus adversários, havia sido o primeiro a conseguir alcançar essa marca.

 

Quanto ás sub classes Super Proto Gasolina e Super Proto Diesel a vitória entre as viaturas equipas com motor a gasolina foi alcançada por Adriano Santo enquanto nos Diesel o troféu de vencedor ficou para Bruno Sá.

 

Vencedor da Classe Super Proto (Absoluto) e Super Proto Gasolina

 

Vencedor da Classe Super Proto Diesel

 

Luis Pirralho, Director do CISET 4x4 disse no final que: “Hoje tivemos aqui um dia duro.  Nas duas primeiras provas a lama causou dificuldades, mas hoje sem qualquer vestígio da mesma, foi o pó que nos complicou a vida, mas também aos pilotos e ao publico.  A organização tentou minimizar os problemas em pontos específicos, mas numa pista com esta configuração era complicado fazer melhor.  Felizmente não tivemos problemas de maior. De resto, em termos desportivos penso que correu bem, excetuando a classe FUN que sucumbiu à primeira volta da resistência com os participantes a serem surpreendidos pelos obstáculos.

 

Quero destacar alguns pontos desta prova, em primeiro lugar a  adesão de equipas Estrangeiras, cujo numero cada vez mais elevado traz mais interesse ás corridas e leva a nossa imagem e dos nossos parceiros cada vez mais longe.    Em segundo lugar, quero enaltecer o esforço desta organização, que em conjunto com os seus parceiros e patrocinadores colocaram de pé esta prova e de tudo fizeram para que as equipas se sentissem bem acolhidas.  Finalmente uma palava para as equipas, que enfrentaram aqui um desafio como há muito não se via nas nossas provas, mas nunca baixaram os braços e empenharam-se a fundo,” Concluiu

 

Segue-se dentro de um mês a grande festa do Trial 4x4 no Couço, a quarta prova da corrente edição do CISET 4x4 e que será também válida para o Troféu APTE e para o Campeonato Andaluz de Trial Extremo.

 

O CISET 4X4 2019 é organizado pela APTE - Associação Portuguesa de Trial Extremo, sendo a X-Adventure a entidade encarregue da sua promoção.

 

Esta competição é disputada ao tanto das normas da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo em Karting como da FAA – Federação Andaluza de Automobilismo,

 

Como principais parceiros o CHALLENGE IBÉRICO SUPER EXTREME TRIAL 4X4 tem a honra de ter: Euro 4x4 Parts, Tractomoz SA, Helder Tiago – Oficinas, Veicomer, Vulcanizadora Fragoso, BF Automóveis, Father Motorsport , Todoterreno.pt,  Rally-Raid Network, Skin Ovelha, TR4 Digital, Codigo 4x4 e Virtual Clube TT.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 17:49:10

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...