18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

XI Campeonatos Internacionais de Juniores

 

 

Os XI Campeonatos Internacionais de Juniores, decorrem esta semana na cidade termal de Caldas da Rainha, de 29 de Novembro a 1 de Dezembro no Centro de Alto Rendimento de Badminton. O evento, organizado pela Federação Portuguesa de Badminton, é integrado no Circuito Europeu de Juniores, que é pontuável para os Rankings Mundial e Europeu do escalão. 
 
Dez anos depois da primeira edição desta competição, o crescimento é notável quanto ao número de atletas participantes e países representados. 
 
Este ano o torneio superou todas as expectativas com cerca de 200 atletas inscritos, oriundos da Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Escócia, Espanha, Finlândia, França, Gana, Holanda, Índia, Inglaterra, irlanda, Itália, Noruega, Portugal, Rússia, Suécia e Suíça.
 
O elevado nível de competitividade é garantido pela participação de muitos atletas estrangeiros com posição significativa no Top 30 do Ranking Mundial da Badminton World Federation em Juniores.
 
À Seleção Nacional, liderada pelo treinador Jorge Cação e os seus adjuntos Diogo Silva e Fernando Silva, foram chamados 20 atletas que têm dado provas do seu talento em competições nacionais e internacionais. 
 
Perante uma realidade desportiva cada vez mais competitiva, com atletas de todo o mundo a prepararem-se muito bem e as suas federações a apostarem no desporto, Portugal conseguiu garantir a participação de mais de 30 atletas nas cinco categorias da modalidade: Singular Homem, Singular Senhora, Par Homem, Par Senhora e Par Misto.
 

Entre os melhores atletas em prova encontra-se Varun Kapur (Índia; Singulares homens; 14º no BWF Junior  Ranking); Amy Tan (Holanda;  Singulares Senhoras;  24º no BWF Junior  Ranking), Stanislav Proskura e Mikhail Shepyrev (Rússia; Pares Homens; 53º no BWF Junior  Ranking), Judith Mair Chiara Passeri (Itália; Pares Senhoras; 129º e 40º no BWF Junior  Ranking), Senne Houthoofd e Charlotte Ganci (França e Bélgica; Pares Mistos: 158º  e 67º no BWF Junior  Ranking). Destaque ainda para os atletas portugueses: Diogo Glória (Singulares Homens), Ana Fernandes (Singulares Senhoras) e Rodrigo Almeida e Mariana Neves (Pares Mistos) que são também cabeça de série da competição.
 
No primeiro dia da competição, dia 29 de Novembro, que irá contar com mais de 100 jogos o dia será ainda marcado pela entrega e hastear da Bandeira da Ética com a presença do Exmo. Sr. Dr. Carlos Manuel Pereira (IPDJ). A Bandeira da Ética, implementada e operacionalizada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), certifica iniciativas, projetos ou entidades que se destaquem na promoção dos valores éticos por via da prática desportiva. Assim, a Federação Portuguesa de Badminton passa a integrar uma comunidade de instituições comprometidas com a ética no desporto e reconhecidas pelo trabalho que desenvolvem neste âmbito.
 
No dia 30 de Novembro serão apurados os 4 finalistas das 5 categorias que irão disputar domingo de manhã, dia 1 de Dezembro, as meias finais, enquanto que da parte da tarde se disputarão as finais.
 

 

Periodicidade Diária

sábado, 20 de abril de 2024 – 06:37:57

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...