O terceiro dia do Sintra Bodyboard Pro Fest, que decorre até domingo na Praia Grande, ficou marcado por várias incidências, como a eliminação do líder do “ranking” mundial Armide Soliveres assim como a do único português ainda em prova na competição masculina, Joel Rodrigues.
Em contrapartida, é também de assinalar a entrada em ação da competição feminina, com a jovem portuguesa (15 anos) Luana Dourado a assinar uma exibição notável e a liderar a carga portuguesa.
Após a realização de quatro rondas da competição feminina, Luana Dourado, Filipa Broeiro, Joana Schenker, Mariana Silva e a campeã nacional Teresa Padrela resistem em prova, tendo Madalena Padrela, Mariana Rosa, Francisca Ribeiro e Alice Teotónio ficado pelo caminho.
“Quero dar o meu melhor para ficar bem colocada no ‘ranking’. É claro que sonho em ser a terceira portuguesa a ganhar o Sintra e poder ser a segunda campeã mundial portuguesa. É isso que me dá motivação para treinar e ser cada vez melhor”, afirmou Luana Dourado, referindo-se a Catarina Sousa e à ex-campeã mundial Joana Schenker, as duas vencedoras nacionais da história do Sintra Pro.
Entretanto, no “ranking” masculino, as coisas ficaram mais complicadas para Armide Soliveres. O líder da corrida ao título mundial, foi afastado na ronda 5, superado pelo francês Maxime Castillo e pelo brasileiro Isaías Ravyc, dependendo agora do resultado de terceiros para se sagrar campeão já em Sintra ou tentar resolver a questão na derradeira etapa, em casa, no Fronton, Canárias.
Quem agradeceu foi o francês mais português do circuito mundial, Pierre Louis Costes [reside em Portugal há mais de uma década e é casado com uma portuguesa]. O campeão em título do Sintra Pro apresentou-se em grande forma e, na terceira posição do “ranking”, ainda alimenta legítimas expectativas:
“Tenho um título para defender, mas não estou a pensar nisso. Sei que há uma possibilidade de disputar o título no Fronton, mas para isso tenho de fazer uma grande ‘performance’ aqui. Com a derrota do Armide, o caminho está um pouco mais aberto e os dois dias que faltam neste campeonato serão decisivos.”
Créditos fotográficos: João Araújo