A brasileira Maira Viana superou a japonesa Sari Ohara nas meias-finais e depois a espanhola Teresa Miranda na final do Sintra Bodyboard Pro Fest e garantiu o seu primeiro título mundial IBC, num dia em que o francês Pierre Louis Costes também venceu pela quarta vez na Praia Grande, ultrapassando o espanhol Lionel Medina nas semi-finais e o brasileiro Uri Valadão na final.
Com este resultado, Pierre, que reside em Portugal há mais de uma década e é, inclusive casado com uma portuguesa, adia a decisão do título mundial masculino para a derradeira etapa do circuito, no Fronton, Canárias, em Outubro (12 a 27).
“Estou super contente. Havia muita pressão, especialmente na final. Nunca tinha feito as contas, mas sabia que tinha de ganhar aqui. O meu objetivo é ganhar um evento por ano pois não consigo fazer todo o circuito e é muito especial ir para o Fronton com hipótese de conquistar o título. Toda a comunidade queria isto pois o Fronton mudou o bodyboard e é fantástico disputar o Mundial lá com um local, o Armide [Soliveres]”,afirmou PLC, acrescentando emocionado:
“Este evento será sempre especial para mim pois é o único evento internacional em que a minha falecida mãe me viu competir e acredito na energia. Esta é uma vitória em casa, pois embora represente França, vivo cá e também represento Portugal.”
Por sua vez, Maira Viana revelou que equacionou não vir disputar o título em Portugal por questões pessoais:
“Há cerca de duas semanas aconteceram algumas coisas na minha vida e cheguei a pensar não vir a Sintra e abandonar mesmo, mas sabia que tinha hipóteses, era o meu sonho e fui honrada por Deus com a vitória.”
Assim se encerrou a 28ª edição do Sintra Bodyboard Pro Fest com os seguintes pódios:
Open Masculino
1º PIERRE LOUIS COSTES (FRA)
2º URI VALADÃO (BRA)
3º LIONEL MEDINA (ESP)
3º MAXIME CASTILLO (FRA)
Open Feminino
1ª MAIRA VIANA (BRA)
2ª TERESA MIRANDA (ESP)
3ª SARI OHARA (JAP)
3ª KAIRA SHIRAHASE (JAP)