18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Terceiro dia do Campeonato do Mundo de Juniores e Sub-23 de Velocidade, que decorre na Roménia

 

Iago e Regina ficam perto das medalhas

 

Canoístas lusos terminam a milésimos de segundo dos lugares do pódio no Campeonato do Mundo de Juniores e Sub-23

 

Regina Oliveira e Iago Bebiano mostraram em Pitesti, na Roménia, todo o seu valor e ficaram muito próximos de alcançar medalhas no Campeonato do Mundo de Juniores e Sub-23 de Velocidade, fruto de duas excelentes prestações nas finais A em que participaram. Os dois canoístas lusos estiveram entre os melhores do Mundo e, na hora de todas as decisões, provaram todo o seu potencial, mantendo-se, até à pagaiada final, na luta pela subida ao pódio. Maria Oliveira foi 6.ª classificada na prova de K1 Juniores Femininos 200 metros e Iago Bebiano assegurou o 6.º posto na competição de K1 Juniores 200 metros.

 

Depois de ter assegurado o 2.º lugar na semi-final, com o tempo de 37.572 segundos, apenas atrás do alemão Tom Maassen, o canoísta algarvio, medalha de bronze no Campeonato da Europa de Juniores e Sub-23 disputado, no mês de julho, em Racice, na República Checa, não deu tréguas e andou sempre entre os primeiros na final A de K1 Juniores 200 metros, proporcionando, também ele, uma prova de elevado nível competitivo.

 

De modo a perceber-se o final alucinante desta distância, que faz parte do programa olímpico, importa referir que os oito primeiros classificados ficaram separados só por 970 milésimos de segundo. Iago Bebiano terminou com o registo de 37.145 segundos a apenas 310 milésimos de segundo da medalha de ouro e a 238 milésimos de segundo de voltar a subir ao pódio numa competição internacional. Campeão da Europa em Racice, o britânico Daniel Atkins conquistou, também, o título de campeão mundial, com o alemão Tom Maassen a conquistar a medalha de prata e o espanhol Gabriel Martinez a ganhar o bronze.

 

 

Desempenho idêntico teve Regina Oliveira que, na prova de K1 Juniores Femininos 200 metros, deu tudo o que tinha para chegar ao pódio no Mundial de Pitesti, tendo começado por obter o 3.º lugar na semi-final, com o tempo de 43.558 segundos, atrás da italiana Irene Bellan e da checa Stepanka Sobiskova. Garantido o apuramento para a final A, a canoísta da Seleção Nacional não se atemorizou e percorreu os 200 metros com enorme determinação e vontade de trazer uma medalha para Portugal.

 

Numa prova em que a diferença entre a campeã do Mundo e a 7.ª classificada se cifrou em escassos 942 milésimos de segundo, Regina Oliveira terminou a final A com o registo de 42.785 segundos a apenas 904 milésimos de segundo do título mundial e a 700 milésimos de segundo do terceiro lugar do pódio. A bielorrussa Veranika Leaniuk sagrou-se campeã do Mundo de K1 Juniores Femininos 200 metros, com os restantes dois lugares medalhados a serem ocupados, por esta ordem, pela italiana Irene Bellan e pela húngara Eszter Rendessy.

 

No terceiro dia de competição, destaque, ainda, para passagem direta à final A do K4 Juniores 500 metros, formado pelos canoístas Iago Bebiano, Francisco Santos, Bruno Macedo e Tiago Henriques. O quarteto venceu a semi-final em que participou, com o tempo de 1:26.185 minutos. De referir que a final A está marcada para domingo, último dia do Mundial de Juniores e Sub-23, a partir das 11h33.

 

Ruben Boas, Igor Pinho, João Pereira e Kevin Santos também levaram o K4 Sub-23 500 metros à semi-final, depois de terem terminado a prova na 2.ª posição, com o registo de 1:27.399 minutos apenas atrás da formação australiana. A semi-final está marcada para domingo, às 9h30. Caso garantam o apuramento, a final A tem início previsto para as 12h14.

 

Além da excelente prestação nos 200 metros, Regina Oliveira também competiu, no terceiro dia do Mundial, na prova de K1 Juniores Femininos 500 metros, onde garantiu a passagem à semi-final. Na eliminatória, a canoísta lusa terminou na 2.ª posição, com o tempo de 2:04.181 minutos, atrás de Katharina Diederichs (Alemanha). A portuguesa compete na terceira semi-final, que decorre no domingo, às 9h18. A final está marcada para as 11h42.

 

Na prova de C2 Sub-23 Femininos 500 metros, Márcia Faria e Ana Rodrigues alcançaram o 7.º posto na eliminatória, com o tempo de 2:50.955 minutos. Uma marca que faz com que a dupla portuguesa marque presença na semi-final agendada para as 9h54 de domingo. A final está marcada para as 12h23. Na prova de C1 Sub-23 Femininos 200 metros, Márcia Faria terminou a semi-final no 9.º posto, com o tempo de 55.274 segundos, e ficou fora de competição.

 

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de março de 2024 – 08:09:33

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...