18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Agenda de Ciclismo Duas clássicas de estrada, Taça de XCM e Campeonato de BMX no fim de semana

 

O pelotão profissional continua um período de intensa atividade competitiva, correndo a Clássica de Viana do Castelo, no sábado, e o Grande Prémio Anicolor, no domingo. No BTT, corre-se a segunda prova da Taça de Portugal de Maratona (XCM), no Marco de Canaveses. A nova pista de BMX de Coimbra acolhe o Campeonato Nacional.

 

A Clássica de Viana do Castelo estreia-se no calendário nacional. Será uma prova de 170,4 quilómetros, com partida em Vila Franca do Lima, às 11h00, e chegada em Viana do Castelo. A descrição parece a de uma corrida normal, mas um olhar atento sobre o percurso permite deslindar um desafio incomum.

 

O traçado inclui várias passagens em troços de terra batida (“sterrato”) e de empedrado (“pavé”). O final da corrida acontece na quarta passagem pela meta, cerca das 15h20.

 

No dia seguinte o pelotão de equipas continentais e de clube desloca-se para Águeda, onde vai realizar-se o 5.º Grande Prémio Anicolor. A prova arranca em Fermentelos, às 13h00, terminando na Avenida 25 de Abril, Águeda, cerca das 17h00, à terceira passagem pela meta. Quatro prémios de montanha nos últimos 40 quilómetros, o derradeiro a 9,7 quilómetros da chegada, prometem aquecer a luta pela vitória.

 

Tabuado, no concelho de Marco de Canaveses, é o local escolhido para a segunda prova da Taça de Portugal de XCM, a Maratona Sendas do Almocreve, que levará os corredores a percorrer os caminhos da serra da Aboboreira, no próximo domingo.

 

Estão inscritos 400 atletas, que irão dividir-se pelos dois percursos disponíveis. Os atletas de elite e os veteranos até master 45 vão cumprir a prova de 87 quilómetros com 3400 metros de desnível positivo acumulado. As femininas e os masters a partir dos 50 anos, assim como os utilizadores de bicicleta de assistência elétrica, terão por diante 67 quilómetros com um desnível acumulado de 2600 metros. A partida será dada às 9h15.

 

A pista de BMX de Coimbra, uma das mais recentes do país, recebe, no domingo, o Campeonato Nacional de BMX Race. A manhã será dedicada aos treinos. A competição inicia-se às 14h00. Vão participar atletas de 15 categorias, desde a idade de escolas até aos veteranos.

 

Mais eventos oficiais

3 de julho: Taça Regional de Rampa do Algarve, Alte, Loulé

4 de julho: 3.ª Taça da Madeira de Enduro – West Gravity, Calheta, Madeira

4 de julho: Taça de Santa Maria de DHI, Açores

4 de julho: Taça do Canal – Peter Café Sport, Ilha do Faial, Açores

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 04:54:27

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...