>
Lucas Lopes o corredor poveiro Rádio Popular/Paredes/Boavista, venceu na Praia do Pedrógão (Leiria) a 32ª Volta a Portugal do Futuro/ 5º G.P. CMtv (VPF/GPCMtv) a mais importante vitória da sua carreira, ao conquistar a geral individual, camisola amarela Exclusivagora. Além de ter ganho a etapa rainha em São Macário (São Pedro do Sul), Lopes foi o rei da montanha, camisola azul CMtv.
Trinta e dois anos depois de Joaquim Gomes, diretor da organização, ganhar a prova, Lucas Lopes torna-se do trigésimo segundo vencedor da corrida, o que faz com que nenhum corredor tenha ganho a “Portuguesa do Futuro” por duas vezes.
Oscar Fuentes (Cortizo) “vingou-se” do segundo de ontem em Figueiró dos Vinhos e ganhou a etapa, depois de um mortífero ataque já dentro dos três quilómetros finais, fazendo jus a ser um excelente rolador.
A etapa que teve partida de Ansião, a mais longa da prova, na distância de 153,7 quilómetros, tinha tudo para ser emotiva, já que para além da classificação coletiva, que estava decida a favor do Cortizo, todas as outras estavam em aberto.
A primeira decisão era a montanha e logo aos 11,1 quilómetros a questão ficou arrumada já que Rafael Durães (Rádio Popular/Paredes/Boavista) ganhou a contagem e ajudava o seu líder a conquistar o prémio da montanha.
Na luta pela camisola amarela, Kieran Gordge (Óbidos Cycling Team) que partiu em 5º a 2’07” não atirava a toalha ao chão e ao quilometro 57 entrou numa fuga de cinco corredores que chegou a ter 1’20” de vantagem sobre o pelotão, onde a Rádio Popular/Paredes/Boavista assumia a perseguição, em conjunto com a Anicolor/Tien 21, já que o corredor sul-africano era o segundo da juventude, camisola branca Aveiro Parque Expo, e fazia perigar a liderança de Tiago Santos.
A fuga acabou por ser anulada à entrada dos três derradeiros quilómetros e João Martins não triunfando na etapa arrecadou a classificação por pontos, camisola verde Solverde.pt.
Apesar do mau tempo à partida de Ansião, durante toda a etapa as condições foram boas, o que permitiu um excelente espetáculo de ciclismo, com muita gente a receber os corredores e a vitoria no pódio na Praia do Pedrogão.
Declarações
Lucas Lopes (Rádio Popular/Paredes/Boavista): “Foi o objetivo traçado pela equipa, que era ganhar a volta foi cumprido e esta é a vitória mais importante da minha carreira. Ganhei a montanha e o João Martins os pontos, além de cada um de nós ter ganho uma etapa. Melhor era muito difícil. Agora virá a Volta a Portugal e espero estar entre os sete da equipa”.
Oscar Fuentes (Cortizo): “Este foi um justo prémio depois do segundo lugar na tirada de Figueiró dos Vinhos. Quando a fuga foi anulada, o pelotão ficou apático e ataquei forte e ganhei. Estou muito feliz”.
Joaquim Gomes (diretor da organização): “Faço um balanço muito positivo, porque apesar de alguns dias de mau tempo todos os corredores se entregaram a fundo. Cumprimos o objetivo de proporcionar uma prova muito competitiva. Estamos a ultimar os pormenores da Volta a Portugal, em agosto vai trazer algumas surpresas”.
Classificação da Etapa
1º- Oscar Fuentes/ESP (Cortizo) 3:45:14 (média de 40,838 kms/hora,
2º- Alvaro Navas/ESP (Óbidos Cyclking Team) a 5”,
3º- João Martins/POR (Rádio Popular/Paredes/Boavista) m.t.,
4º- Arturo Barros/ESP (Technosylva/Maglia/Bembibre) m. t.
5º- Gabriel Batista/POR (Technosylva/Maglia/Bembibre) m. t.
Classificação Geral Final
1º- Lucas Lopes/POR (Rádio Popular/Paredes/Boavista) 13:35:14,
2º- Diogo Pinto/POR (Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car) a 49”,
3º- Tiago Santos/POR (Anicolor/Tien 21) a 1’02”,
4º- Duarte Domingues/POR (Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car) a 1’10”
5º- Kieran Gordge/RSA (Óbidos Cycling Team) a 2’07”
Equipas: Cortizo
Pontos: João Martins/POR (Rádio Popular/Paredes/Boavista)
Montanha: Lucas Lopes/POR (Rádio Popular/Paredes/Boavista)
Juventude: Tiago Santos/POR (Anicolor/Tien 21)
Lucas Lopes (Rádio Popular/ Paredes/ Boavista)- 3 vitórias na temporada
Nasceu a 10-04-03*22 anos*Póvoa de Varzim
Vitórias: 0-2021 (Caja Rural/ Alea-ESP) 0-2022 (Caja Rural/ Alea-ESP), 0-2023 (Electro Hiper Europa-ESP), 0-2024 (Supermercado Froiz-ESP)
Campeonato do Mundo de Fundo (Zurique): 63º em 2024-Sub 23
Campeonato Nacional de Fundo: 4º Sub23 em 2024
Campeonato Nacional de Contrarrelógio: Vice-campeão Nacional Sub23 em 2024
Ranking Taça de Portugal: 7º em 2025 * Vencedor Sub23 em 2025
Vitórias 2025 (3): Ranking da Taça de Portugal Sub23, 2ª Etapa/São Macário e Geral da 32ª Volta a Portugal do Futuro/ 5º G.P. CMtv
Outros resultados (TOP TEN): 9º na Clássica da Primavera (Póvoa de Varzim)- Taça de Portugal # 1, 6º na Geral da Clássica de Santo Thyrso- Taça de Portugal # 2, 6º na Geral da Clássica Aldeias de Xisto- Taça de Portugal # 4
Classificações secundárias: Vencedor da Juventude da Clássica da Primavera (Póvoa de Varzim)-Taça de Portugal # 1, Vencedor da Juventude da Clássica Aldeias de Xisto-Taça de Portugal # 4
Volta ao Algarve 2025: 52º na Geral Individual, e 6º na Juventude
Volta ao Alentejo 2025: 38º na Geral Individual, 28º na Montanha e 13º na Juventude
Historial da Volta a Portugal: Sem participações