18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Seleções de pista e de paraciclismo competem no Canadá e em Itália

Esta semana é de agenda cheia para as Seleções Nacionais que vão estar a competir em duas frentes. A Seleção Nacional de Paraciclismo corre a primeira ronda da Taça do Mundo, em Maniago, Itália, de quinta a domingo. A Seleção Nacional de Pista disputa a última etapa da Taça das Nações, em Milton, Canadá, sábado e domingo.

 

O selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes, terá três corredores à disposição para a ronda do Canadá da Taça das Nações. Maria Martins (Fenix-Deceuninck) irá competir no concurso olímpico de omnium, no domingo. A qualificação será às 16h00 (hora portuguesa), prevendo-se que o concurso termine pouco depois da meia-noite.

 

Também no domingo, Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) farão equipa em madison. A qualificação está marcada para as 18h00 e a final para as 22h00. Na véspera, Iúri Leitão será o representante de Portugal no omnium masculino, com qualificação marcada para as 16h00 e a última prova pontuável a terminar cerca das 2h00 da madrugada de sábado para domingo.

A Taça das Nações tem um peso muito relevante nas contas de apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Para efeitos de qualificação contam, em cada época, os dois melhores resultados de cada país nas disciplinas olímpicas.

No caso do omnium feminino – Portugal é 13.º no ranking -, o resultado a conseguir por Maria Martins será contabilizado, uma vez que a corredora nacional falhou uma das rondas anteriores, devido a doença. O mesmo sucede no omnium masculino, dado que Portugal não passou da fase de qualificação na etapa anterior da Taça das Nações, ocupando a 12.ª posição do ranking de apuramento olímpico.

 

No madison masculino o resultado será contabilizado se for melhor do que o sétimo lugar. Portugal é sexto neste ranking. A presença é também importante para evitar que os adversários diretos consigam melhorar em Milton resultados das etapas passadas.

 

Se a Taça das Nações de Pista está a chegar ao fim, a Taça do Mundo de Paraciclismo prepara-se para começar. Será na cidade italiana de Maniago, já nesta quinta-feira. O selecionador nacional de paraciclismo convocou o C1 Bernardo Vieira, o C2 Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo), o H4 Flávio Pacheco e o H5 Luís Costa.

 

Os dois primeiros dias de competição estão reservados para os contrarrelógios individuais, com 13,6 quilómetros. Flávio Pacheco e Luís Costa competem a partir das 13h00 de quinta-feira, enquanto Bernardo Vieira e Telmo Pinão têm os exercícios individuais das respetivas classes apontados para as 9h00 de sexta-feira.

 

No sábado é novamente a vez de Luís Costa e Flávio Pacheco correrem, desta feita a prova de fundo, com início às 13h00. No domingo, às 8h00, soa o tiro de partida para as provas de fundo em que participarão Telmo Pinão e Bernardo Vieira. Todas as provas de fundo com presença portuguesa têm 68 quilómetros.

 

Periodicidade Diária

domingo, 16 de junho de 2024 – 21:16:31

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...