18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

O papel e influência dos media no desporto em discussão na Europa

 

 

O presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, participou, esta quinta-feira, por videoconferência, na reunião de Diretores-Gerais de Desporto da União Europeia (UE), que marcou o último momento formal conduzido pela presidência croata do Conselho da UE.

 

 Na agenda, além das apresentações a cargo da presidência croata e da Comissão Europeia, estiveram em discussão “O papel e influência dos media no desporto” e o “Rumo a um novo quadro para a cooperação da UE no domínio do desporto além de 2020”, tópicos relativamente aos quais as delegações apresentaram as suas perspetivas e posições. Vítor Pataco interveio em ambos os temas:

 

 – Papel e influência dos media no desporto

 

“Sublinhei a importância dos novos media para o desenvolvimento do desporto, especialmente evidente durante o período de isolamento. Tem sido notória a capacidade das organizações desportivas e dos media para, face aos constrangimentos, promoverem e tratarem o desporto de formas inovadoras, e de criarem oportunidades de prática para a população. O IPDJ endereçou ainda um agradecimento ao Clube Nacional da Imprensa Desportiva (CNID) pelos contributos prestados neste âmbito”.

 

– Rumo a um novo quadro para a cooperação da UE no domínio do desporto para além de 2020

 

“Chamei à atenção para a necessidade de um maior envolvimento do movimento desportivo no novo plano de trabalho para o desporto na UE, bem como para a importância do novo plano procurar criar as condições para que as organizações desportivas sejam mais resilientes, modernas e sustentáveis”.

 

A última intervenção coube à delegação alemã, que deu nota do seu plano de trabalho, apontando as suas prioridades para o desporto: negociação do novo Plano de Trabalho para o Desporto da UE; cooperação intersetorial na promoção do desporto, atividade física e coesão social; impacto da COVID19 no setor do desporto; coordenação da posição da UE para as reuniões da Agência Mundial Antidopagem.

 

Esta última reunião formal sob a presidência croata marcou também o arranque do Trio, composto pela Alemanha (que assume a partir de 1 de julho, próxima quarta-feira, a presidência do Conselho da UE), por Portugal (que presidirá ao Conselho entre janeiro e junho de 2021), e da Eslovénia, que assumirá funções no último semestre do mesmo ano.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:11:45

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...