18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Fablab Sintra promove workshop para empresas e instituições

 

O Fablab Sintra promove, no próximo dia 26 de novembro, um Workshop de criação de brindes personalizados que tem como público-alvo as empresas e instituições do concelho.

Este workshop, que acontece em duas sessões independentes, é dirigido a empresas e instituições que pretendam aprender a criar um brinde e adquirir conhecimentos sobre materiais e equipamentos de estampagem e corte a laser que se destinam à criação personalizada.

 

As propostas para criar um brinde inovador vão da estampagem de canecas e t-shirts (neste caso, deverão ser portadores de uma t-shirt) até à possibilidade de construir porta-chaves ou bases para telemóveis nas máquinas de laser-corte e gravação disponíveis no Fablab.

 

As duas sessões irão funcionar de modo independente, o que significa que as empresas e instituições poderão inscrever-se nas duas ou apenas numa das sessões, sendo que a participação por cada sessão requer inscrição prévia e tem um custo de 6,00 €.

 

A primeira sessão decorrerá entre as 10h00 e as 12h30 do dia 26 de novembro e será dedicada à estampagem. Cada participante terá a oportunidade de aprender técnicas de estampagem, conhecer os materiais utlizados e estampar duas canecas e uma t-shirt ou camisola com uma imagem ou texto referente à respetiva instituição ou empresa, como por exemplo: o logotipo, slogan, missão, mensagem de natal entre outros.

 

Das 14h00 às 17h00 do mesmo dia será realizada a segunda sessão que tem por objetivo ensinar a utilizar materiais e técnicas sobre corte a laser. Neste módulo, os participantes terão a oportunidade de perceber como funciona a máquina laser, os tipos de materiais que se podem utilizar, as diversas técnicas de corte e gravação a laser existentes e as condições de utilização e limitações do equipamento.

 

Numa primeira fase, será feita uma abordagem ao software AI-Adobe Illustrator (para a criação das peças) e RDWorks (software que exporta o ficheiro para a máquina), não sendo requisito obrigatório para a frequência desta sessão que os participantes possuam conhecimentos prévios sobre estes softwares.

 

De seguida cada participante irá preparar o seu projeto individual, criado à medida dos interesses e objetivos de cada um. A partir de uma panóplia de desenhos, previamente elaborados pela equipa do Fablab, cada participante irá personalizar o seu porta-chaves e base para telemóvel.

 

No final de ambas as sessões, cada instituição ou empresa terá a possibilidade de personalizar o protótipo dos seus brindes para oferecer a colaboradores, fornecedores, parceiros, entre outros. A Fablab facultará ainda às empresas e instituições que participarem no workshop a possibilidade de procederem à reserva dos equipamentos do Fablab para a produção dos seus brindes.

 

O Fablab Sintra (Fabrication Laboratory) resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Sintra e a SEA (Agência de Empreendedores Sociais) e traduz-se num espaço de experimentação e materialização de ideias que visa democratizar o acesso a invenções pessoais através de tecnologias. Este projeto foi criado e pensado para a comunidade com vista a fomentar uma educação técnica informal, proporcionando o ambiente ideal para a invenção e criatividade, formações e workshops bem como para a implementação de projetos de empreendedorismo social que contribuam para a sustentabilidade social, económica, cultural e ambiental, em prol do desenvolvimento local.

 

Informações


Inscrições e mais informações em www.fablabsintra.pt 
Morada: Largo Padre Américo, 10 SC, 2745-712, Massamá

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 03:19:45

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...