Portugal fecha a sua participação na 8.a edição do Campeonato Europeu das Profissões, o EuroSkills Gdansk 2023, com chave de ouro, consagrando-se como equipa de excelência, através da conquista de mais de 700 pontos na escala que tem por máximo 800.
Com uma equipa de 18 concorrentes, a participar em 15 profissões, a seleção portuguesa conquistou o 7.o lugar no ranking dos 32 países participantes e trouxe para Portugal 3 medalhas de prata, 2 medalhas de bronze e 6 medalhas de excelência, dignificando todas as pessoas envolvidas e comprovando a competência e o empenhamento de concorrentes, jurados, preparadores e entidades formadoras.
RESULTADOS DE PORTUGAL
MEDALHAS DE PRATA
• Profissão de Desenho Gráfico: MÁRIOFERREIRA, do IEFP de Águeda. Mário Ferreira conquistou, ainda, o prémio de Melhor da Nação, por ter sido o concorrente português com a pontuação mais alta.
• Profissão de Fresagem CNC: RUBEN MAIA, do CENFIM da Trofa
• Profissão de Mecatrónica Industrial: RAFAEL FERREIRA e VICENTE ANTUNES, do CENFIM de Torres Vedras
MEDALHAS DE BRONZE
• Profissão de Controlo Industrial: SIMÃO SILVA, do CENFIM da Trofa
• Profissão de Desenho Industrial – CAD: RICARDO SOUSA, do CENFIM de Ermesinde
As MEDALHAS DE EXCELÊNCIA foram atribuídas nas profissões de
• Mecatrónica Automóvel: JOÃO RIBEIRO, do CEPRA Porto
• Receção Hoteleira: TIAGO COSTA, do IEFP de Lisboa
• Refrigeração e Ar Condicionado: RICARDO SILVA, do IEFP de Coimbra
• Serviço de Restaurante/Bar: RAFAEL PINA, do CFPSA
• Soldadura: GUILHERME SOUSA, do CENFIM de Ermesinde
• Tecnologias da Moda: KYARA AFONSO e CONSTANÇA COUTO, do Modatex Lisboa
O Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, acompanhou algumas provas e esteve presente na cerimónia de encerramento, realçando a dedicação e a qualidade do desempenho coletivo e individual.
Quase 600 jovens profissionais, representando o maior talento dos 32 países participantes, receberam a homenagem na Cerimónia de Encerramento do EuroSkills Gdańsk 2023, no sábado, dia 9 de setembro, pelo seu compromisso em alcançar o padrão de excelência de classe mundial nas suas profissões.
O que são os campeonatos das profissões?
O IEFP, por via da estrutura WorldSkills Portugal, é responsável pela organização dos campeonatos das profissões e pela gestão / coordenação da participação portuguesa nos campeonatos internacionais.
Os campeonatos são competições dirigidas a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional, e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso.
Os Campeonatos têm lugar de 2 em 2 anos e reúnem os classificados com as melhores pontuações nas fases de pré-seleção, que disputam entre si o título de campeão nacional em cada profissão.
Quem vence a fase nacional candidata-se a uma participação nos Campeonatos Europeu e Mundial das Profissões, organizados, respetivamente, pela WorldSkills Europe e pela WorldSkills International.
O que é o EuroSkills?
Realizado a cada dois anos e organizado pela WorldSkills Europa, em conjunto com os 32 países membros, as competições do EuroSkills reúnem centenas de jovens com menos de 25 anos para competir pela oportunidade de se tornarem os Melhores da Europa nas áreas de especialização profissional escolhidas.
Cada concorrente representa o melhor dos seus pares e entra numa seleção para competir no EuroSkills depois de participarem em competições nacionais realizadas nos respetivos países.
No EuroSkills, e ao longo de três dias, estes concorrentes aceitam o desafio de concluir uma prova ou uma série de tarefas e projetos dentro de prazos rigorosos e sob códigos rígidos de prática competitiva. Os projetos exigem conhecimentos e capacidades técnicas complexas que cada concorrente adquire por via da formação e do treino específico para a competição internacional.