- 28 de setembro, quinta-feira, 14:30, Auditório do Taguspark (Núcleo Central, Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 2740-122, Porto Salvo)
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai conversar com alunos de escolas do concelho de Oeiras, no dia 28 de setembro, quinta-feira, às 14:30, no Auditório do Taguspark, na apresentação do “Dia da Democracia”, um projeto que conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e da Associação Sedes.
O “Dia da Democracia”, uma iniciativa da Juventude Socialista de Oeiras, da Juventude Social Democrata de Oeiras e dos independentes Juventude de Oeiras, pretende incentivar à participação cidadã, à expressão de ideias individuais e também respeitar a pluralidade de opiniões e o interesse comum.
O projeto inclui um conjunto de atividades a realizar-se nas escolas secundárias do concelho de Oeiras, com o objetivo de fortalecer o conhecimento sobre as instituições democráticas.
"É importante envolver a comunidade mais jovem nas questões mais importantes da nossa sociedade, trazê-la para o debate político, trocar ideias, expressar opiniões e provar que, mesmo com ideologias diferentes, é possível, em Democracia, todos serem ouvidos e respeitados”, considera a coordenadora da Juventude de Oeiras, Irina Lopes.
O presidente da JS Oeiras, Miguel Partidário, sublinha que “as escolas têm cada vez mais o dever de formar cidadãos e não só apenas os trabalhadores” e, por isso, são promovidas “atividades relacionadas com o sistema democrático, com os partidos, instituições, sindicatos, associações e a liberdade de pensamento e de expressão”.
Para o presidente da JSD Oeiras, Francisco Herdeiro, este projeto traduz-se "num compromisso com o futuro, numa oportunidade de educar e inspirar as gerações emergentes a abraçar os valores fundamentais da participação cívica e do respeito pela diversidade de opiniões, construindo, assim, a base sólida de uma sociedade democrática forte e inclusiva".
Através deste projeto, tanto a Juventude de Oeiras, como a Juventude Socialista e a Juventude Social Democrata, pretende que os jovens que frequentam as escolas secundárias do concelho tenham o seu primeiro contacto com a Política, de forma informada e plural, partilhando estes valores comuns.
Aula de Democracia, jogos, debate entre juventudes partidárias, bancas informativas e assembleias de alunos são algumas das atividades previstas no âmbito deste projeto.
A iniciativa vai percorrer, nos próximos quatro meses, as oito escolas secundárias públicas do concelho de Oeiras, a ES Amélia Rey Colaço, a ES Sebastião e Silva, a ES Luís Freitas Branco, a ES Prof. José Augusto Lucas, a ES Camilo Castelo Branco, a ES Aquilino Ribeiro, a ES Quinta do Marquês e a ES Miraflores.