18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Apenas 1 em 4 portugueses estão disponíveis para fornecer dados para que a IA faça algo por eles

- 56% dos portugueses afirmam estar familiarizados com a Inteligência Artificial (IA)
- 5 em cada 10 já utilizaram alguma ferramenta de Inteligência Artificial
- 28% percecionam a utilização da Inteligência Artificial como positiva para a sociedade.
 
O tema da Inteligência Artificial (IA) está na ordem do dia e tem sido alvo de vários debates, nomeadamente sobre o impacto que poderá ter nos diversos setores da sociedade. Recentemente, a ONU constituiu um novo órgão dedicado à governação da IA, com o objetivo de promover um consenso sobre os riscos e desafios da tecnologia em rápido desenvolvimento.
 
Tendo em conta a discussão gerada em torno deste tema, o Observador Inteligência Artificial 2023, um estudo conduzido pelo Cetelem – marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance, questionou os portugueses sobre o seu conhecimento sobre IA.  A maioria (56%) afirma estar familiarizada com o conceito e 65% garante “já ter ouvido falar e saber exatamente o que significa”, porém, os inquiridos consideram que na sociedade reina o desconhecimento sobre ferramentas de IA e suas funcionalidades. Quando a pergunta é sobre as palavras que associam à IA, Robots/Robotização são as mais identificadas. Já sobre o impacto da utilização desta tecnologia e tendo por base a compreensão do conceito e as diferentes possíveis aplicações da IA, apenas 28% defendem que pode ser positivo para a sociedade.
 
5 em cada 10 já utilizaram alguma ferramenta de IA
A maioria dos inquiridos (7 em cada 10) refere que conhece alguma ferramenta de IA, enquanto metade (5 em cada 10) revela que já utilizou alguma ferramenta de IA. Neste contexto, o ChatGPT - ferramenta de IA que tem gerado alguma polémica, devido aos direitos de autor - é a mais conhecida pelos portugueses (47%) e também a mais utilizada (33%).
 
97% identificaram tarefas que podem ser realizadas por ferramentas de IA. A verificação de texto e voz (82%); tradução de texto ou mensagem de voz (82%), responder a uma pergunta (72%), fazer um gráfico e analisá-lo (71%) e reproduzir uma voz igual à dos humanos (71%) são as tarefas mais reconhecidas. A maioria indica que as ferramentas de IA podem também criar um texto, como uma história ou um poema (67%), um vídeo com cenários, voz e personagens falsos (63%), um cartaz de publicidade (60%) ou produzir um produto ou serviço à medida do cliente (53%).
 
Apesar de se reconhecer algum conhecimento sobre este domínio, 19% percecionam que as pessoas não estão a conseguir acompanhar as evoluções tecnológicas, considerando que têm avançado de forma muito rápida. Consequentemente, apenas 1/4 dos inquiridos veem o futuro do seu papel com o evoluir da IA como positivo. Sobre a confiança nestas novas tecnologias, também apenas 1/4 dos portugueses se mostram disponíveis para fornecer dados para que a IA faça algo por eles, o que revela que não se sentem seguros, no que diz respeito à proteção de dados.
 
Estes resultados mostram que ainda há um caminho a percorrer na formação da sociedade, para que haja um maior conhecimento sobre a IA e as suas ferramentas e como estas podem impactar no dia-a-dia dos cidadãos.
 

Periodicidade Diária

domingo, 8 de dezembro de 2024 – 05:46:41

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...