A ConsumerChoice, Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor, apresenta as melhores marcas em Portugal pelo 12º ano consecutivo. O sistema de avaliação de marcas, líder em Portugal, revela as 267 marcas distinguidas “Escolha do Consumidor” pelos portugueses em 2024.
Na edição deste ano, para determinar as marcas vencedoras, foram realizadas mais de 235 mil avaliações, junto de 1.400 marcas de setores tão distintos como Comunicação Social, Alimentação, Viagens e Lazer, Produtos, Equipamentos e Higiene para o Lar, Cuidados Pessoais, Serviços e Comércio Especializado, Produtos e Serviços de Beleza, Cuidados Infantis, Financeiro, Automóvel e Transporte Ferroviário.
Além das marcas “Escolha do Consumidor”, o processo de avaliação também considera a “Escolha Sénior”. Na “Escolha do Consumidor” incluem-se ainda as categorias de melhores “Órgãos de Comunicação Social”.
Num dos principais setores de mercado avaliados destaca-se a Asus, na categoria de “Computadores Portáteis”, com a melhor classificação de 91,7%. O segundo lugar das avaliações da Escolha do Consumidor é ocupado pela marca Nova Açores, na categoria de “Leites”, com uma classificação de 91,4%. A Perfumes & Companhia é a eleita na categoria de “Perfumarias” e a Uriage na categoria de “Produtos de Higiene para Bebé”, ambas com excelentes classificações (90,9% e 90,5%, respetivamente). Seguem-se as marcas GMS, na categoria de “Lojas de Tecnologia Monomarca” e a Matrizauto, na categoria de “Viaturas Seminovas e Usadas”, ambas com a nota de 90,3%.
Entre as marcas que mais se destacam está também a Essilor, como a preferência dos consumidores na categoria de “Lentes Oftálmicas”, a Loja do Shampoo na categoria de “Lojas Online de Cosmética” e o Standvirtual no universo do “Comércio Automóvel Online”, todas as marcas classificadas com 90,1%. Já na “Escolha Sénior” o prémio vai para a MultiOpticas.
É importante referir que, numa primeira fase, os consumidores identificam quais os atributos que mais valorizam na sua relação com as categorias e depois fazem a avaliação das marcas através de metodologias de avaliação mais apropriadas (experimentação de produtos, cliente mistério, auditorias online, entre outros). As marcas premiadas pelos consumidores são as marcas que melhor completaram os atributos exigidos e valorizados pelos consumidores durante 2023 e que atingiram os graus de satisfação mais elevados, após avaliação.