O Capitão-tenente António Carvalho, da Marinha Portuguesa, assumiu ontem, dia 9 de janeiro, funções no Estado-Maior da Força Naval Permanente da NATO (“Standing NATO Maritime Group 1 – SNMG1”), embarcado no navio da Marinha Espanhola “ESPS Almirante Juan de Borbón”.
Neste Estado-Maior, o militar português desempenha o cargo de Oficial de Planeamento e é responsável pela coordenação dos movimentos, programação das operações e exercícios diários desta Força Naval.
A Força Naval SNMG1 é um dos quatro grupos navais permanentes da Aliança Atlântica, que se constituem como a componente naval da “NATO Response Force”, sendo, por isso, uma força naval com elevado estado de prontidão, que garante uma capacidade de reação da Aliança a qualquer situação de crise ou conflito que possa surgir em ambiente marítimo.
O Comandante António Carvalho é natural de Cabanas de Viriato, Viseu, ingressou na Marinha há 20 anos, tendo desempenhado, desde então, várias funções ao serviço da Marinha em terra e no mar, ocupando o cargo de Chefe do Departamento de Operações da Fragata Bartolomeu Dias, antes de ser nomeado para o cumprimento desta missão.