O NRP Bartolomeu Dias largou hoje, 15 de abril, para a missão Ákila, a partir da Base Naval de Lisboa em direção ao mar Mediterrâneo.
A cerimónia foi presidida pelo Chefe Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, do Comando Naval, Vice-almirante Chaves Ferreira, entre outras entidades.
A missão Ákila enquadra-se na integração de uma unidade naval no Carrier Strike Group francês Charles de Gaule, no âmbito da European Carrier Group Interoperability Initiative, que pretende contribuir para o desenvolvimento da interoperabilidade e das capacidades conjuntas entre as Marinhas europeias no contexto de forças aeronavais multinacionais.
A participação nacional incluirá a integração, em regime de apoio associado, na Operação NOBLE SHIELD da NATO, contribuindo para reforçar a postura de defesa e dissuasão que a Aliança Atlântica pretende manter na região do mar Mediterrâneo.
A presença militar nacional nesta região contribuirá para a satisfação dos compromissos internacionais do Estado Português no âmbito militar, concretizando assim as prioridades e definidas na Política de Defesa Nacional.
O NRP Bartolomeu Dias é comandado pelo Capitão-de-fragata Lucas da Silva e conta com uma guarnição de 136 militares.