18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

25 de Abril - 50 anos de políticas de emprego e formação profissional IEFP

 
Celebrar os 50 anos do 25 de Abril, para além da evocação da data histórica da transição para a Democracia, é também pretexto para lembrar todo o caminho feito pelo País nas várias áreas das políticas públicas e para olhar mais longe e mais além, adivinhando o futuro. O IEFP é um filho do 25 de Abril.
 
A propósito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o IEFP lembra todo o caminho feito pelo País nas várias áreas das políticas públicas e para olhar mais longe e mais além, adivinhando o futuro.
 
Juntar num só organismo a execução das políticas públicas na área do emprego, da formação profissional e da reabilitação, até então dispersas, fez parte de um grande esforço de mudança. Assim, em 1979, nasceu o Instituto do Emprego e Formação Profissional, dando sequência, de forma integrada, e com novo fôlego, às dinâmicas instituídas na década de sessenta e setenta.
 
O IEFP é, pois, um filho do 25 de Abril.
Desde a sua fundação o Instituto tem feito a diferença na vida das pessoas: na procura de emprego, na formação profissional, no apoio às empresas, na orientação profissional, no apoio à criação de emprego, nos estágios e outros programas, na reabilitação profissional, na ocupação dos desempregados, no artesanato, no desenvolvimento local e regional… Sempre a pensar nas pessoas, sempre a servir o interesse público.
 
Assente nos principais marcos da vida do IEFP, durante este ano, uma exposição itinerante percorreu o país lembrando as origens, a afirmação, a expansão, a integração, a viragem, a participação, a pandemia e a recuperação, que percorrem os últimos 50 anos.
 
Esta memória, numa recolha que se quer aberta e em construção, pode e deve ser partilhada. Por isso, está também disponível no site do IEFP.
 
Durante este ano celebrámos em cinco seminários, um por cada região do país, o percurso da instituição e o caminho das políticas públicas de emprego e formação profissional ao longo dos últimos 50 anos, ouvindo especialistas e protagonistas, trabalhadores e beneficiários, pessoas e empresas, cujas vidas mudaram porque o IEFP cumpriu a sua missão. 
 
Quanto ao futuro: não sabemos, ninguém sabe como será o trabalho no futuro. Porém, uma coisa é certa: as pessoas são e serão sempre o mais importante. Cumprindo um Abril de esperança e um Portugal mais justo, mais solidário e mais feliz.
 
 

Periodicidade Diária

domingo, 16 de junho de 2024 – 22:51:19

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...