18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Marinha coordena dois resgates de cidadãos estrangeiros nos Açores

 
A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), coordenou duas ações de resgate, no dia 27 de abril e no dia 28 de abril, que terminaram, ambas, hoje, 29 de abril.
 
​​No dia 27 de abril, a Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com Joint Rescue Coordenation Center Halifax (Canadá), com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR) e o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes), coordenou o resgate médico de um passageiro de 48 anos, de nacionalidade francesa, que se encontrava a bordo do veleiro “GRAIN DE SAIL", com bandeira francesa, a navegar a cerca de 639 milhas náuticas, equivalente a 1183 quilómetros, a norte da Ilha de São Miguel.
 
O navio efetuou o pedido de auxílio ao JRCC Halifax que solicitou o apoio do MRCC Delgada para coordenar o resgate porque o navio embora estivesse na área de Busca e Salvamento Marítimo do Canadá, estava mais perto da ilha dos Açores.
 
No dia 28 de abril, a Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR) e o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes), coordenou o resgate médico de um passageiro de 63 anos, de nacionalidade norte-americana, que se encontrava a bordo do navio de passageiros “SCARLET LADY", com bandeira das Bahamas, a navegar a cerca de 310 milhas náuticas, equivalente a 574 quilómetros, a sul da Ilha de São Miguel. 
 
O passageiro apresentava sinais de Paragem Cardiorrespiratória (PCR) com necessidade de cuidados médicos hospitalares imediatos.
 
De imediato, em ambas as situações, o NRP António Enes foi empenhado para se constituir como unidade de segurança ao helicóptero, fundamental para a realização da operação de voo sobre o mar.
 
Os resgates foram efetuados pelo helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), que transportaram, individualmente, os pacientes para o aeroporto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
 
Os passageiros foram transportados para uma unidade hospitalar.
 

Periodicidade Diária

domingo, 16 de junho de 2024 – 22:41:35

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...