18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Católica promove workshop sobre o novo regulamento de Inteligência Artificial da União Europeia

 
O novo Regulamento de Inteligência Artificial, designado por AI Act, foi aprovado pelo Parlamento Europeu a 13 de março deste ano. O objetivo é o de estabelecer um conjunto de regras aplicáveis à implementação, desenvolvimento e utilização da Inteligência Artificial (IA) na União Europeia. Nuno Sousa e Silva, advogado e docente da Faculdade de Direito – Escola do Porto da Universidade Católica Portuguesa, é o orador do Workshop sobre este tema que se realiza online, a 7 de maio a partir das 18h00. Uma sessão onde serão apresentados os principais traços, controvérsias, aplicação e potenciais efeitos da nova legislação.
“O AI Act propõe um conjunto de medidas e regras éticas para a utilização da Inteligência Artificial (IA), que garante maior segurança dos cidadãos face ao rápido avanço tecnológico,” explica Nuno Sousa e Silva, acrescentando “o Parlamento Europeu pretende assegurar que os sistemas de IA implementados na União Europeia atendam aos mais altos padrões de segurança, transparência, rastreabilidade, não discriminação e preservação ambiental.” Outro dos objetivos deste novo regulamento é o de defender que a supervisão dos sistemas seja conduzida por seres humanos e não por processos automatizados, com o objetivo de prevenir consequências prejudiciais face à sua utilização.
 
“O âmbito da lei agora aprovada é vasto, cobrindo desde programas que filtram emails indesejados (spam), a sistemas utilizados no diagnóstico de doenças ou na gestão das redes energéticas,” explica o docente da Faculdade de Direito - Escola do Porto da Universidade Católica Portuguesa. Abrange ainda plataformas como o ChatGPT, que utilizam modelos treinados com enormes quantidades de dados recolhidos automaticamente da Internet para replicar atividades humanas, como produzir texto, código informático ou ilustrações.
 
O workshop sobre “O Novo Regulamento de Inteligência Artificial”, organizado pela Faculdade de Direito – Escola do Porto da Universidade Católica Portuguesa, realiza-se online, no próximo dia 7 de maio, entre as 17H e as 19h.
 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 12 de junho de 2024 – 22:12:39

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...