18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

ORION24 - Exército Português realiza o seu maior exercício

 
Conduzido pelo Comando das Forças Terrestres, entre 29 de abril e 10 de maio, o ORION24, o maior exercício do Exército Português, materializa o emprego da componente operacional do Exército, no âmbito de uma Operação Conjunta de artigo 5.º da NATO, de cariz conjunto e combinado, centrada na Componente Terrestre.
 
O exercício ORION24 visa promover o reforço da integração de capacidades multinacionais, bem como a prontidão e a interoperabilidade, num conflito de alta intensidade, contando com a participação de cerca de 1400 militares, incluindo Forças do Exército (Continente e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira), da Força Aérea e, ainda, de países aliados, nomeadamente Eslováquia, Espanha e Roménia.
 
Baseado num cenário NATO, o Exercício ORION24 procura testar a integração das Forças do Exército nos mecanismos de Defesa Coletiva da Aliança, no restabelecimento da soberania e da integridade territorial dos seus membros.
 
Integrado no Exercício ORION, e indo ao encontro dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, importa destacar a certificação do Pelotão de Carros de Combate, que se constituiu como Audiência Primária de Treino, e que será projetado para a Eslováquia, integrando a 1.ª Força Nacional Destacada materializando assim um incremento do reforço militar na frente leste.
 
Além do Exército Português, participam no exercício militares dos Exércitos da Eslováquia (52º Batalhão Aerotransportado), do Reino de Espanha (Brigada Extremadura XI) e da Roménia (Brigada Multinacional Sudoeste). A Força Aérea Portuguesa participa no ORION24, contribuindo para a exigência do planeamento e sincronização de execução das operações.
 
No dia 08 de maio, terá lugar na Brigada Mecanizada, em Santa Margarida, uma sessão de fogos reais com os sistemas de armas, nacionais e internacionais, que participaram no ORION24.
 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 12 de junho de 2024 – 22:31:48

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...