18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Apoio a agentes culturais não profissionais: 175.000 euros em programa de apoio a iniciativas culturais no corrente ano de 2024

Apoio a agentes culturais não profissionais: 175.000 euros em programa de apoio a iniciativas culturais no corrente ano de 2024

 

Decorre até 24 de maio de 2024 o período de submissão de candidaturas ao Programa de Apoio a iniciativas culturais de caráter não profissional, nas áreas “Criação/Produção” e “Programação/Circulação”.

 

Podem apresentar candidaturas todos os agentes culturais sedeados na região do Algarve, entidades coletivas sem fins lucrativos, de caráter não profissional, formalmente constituídas à data da abertura das candidaturas e, que no ano civil da respetiva candidatura – no caso o ano de 2024 - não beneficiem dos apoios sustentados (bienais ou quadrienais) da área governativa da Cultura.

 

Para efeitos de apresentação de candidaturas estabelecem-se quatro áreas de apoio, independentemente da área ou expressão cultural e/ou artística contemplada:   “Criação/Produção”, “Programação/Circulação”, “Apoio ao Associativismo” e “Protocolos”.

O apoio será anual, atribuído mediante candidatura, e revestirá a forma de comparticipação a fundo perdido. O montante alocado ao Programa de Apoio é de 175.500 (cento e setenta e cinco mil e quinhentos euros), suportado pelo orçamento alocado à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P., por transferência da área governativa da Cultura.

 

Com a integração dos serviços desconcentrados da área da cultura, à CCDR ficou cometida a responsabilidade de assegurar o apoio às iniciativas culturais de carácter não profissional.

 

Na área da Cultura, o Contrato Programa estabelecido com o Governo define ainda os seguintes indicadores, a implementar em articulação com os Municípios, as diversas entidades da administração pública e os agentes culturais da região:

- Aumento do número de visitantes de museus na região do Algarve: de 586.334 visitantes/ano para 644.967 visitantes/ano;

- Mais espetáculos ao vivo na região: de 1.415 espetáculos/ano para 1.557 espetáculos/ano;

- Até 2029, seis intervenções em património cultural na região com Fundos Europeus;

- Cumprimento das normas legais na emissão de pareceres e na realização de ações de fiscalização e acompanhamento de trabalhos arqueológicos.

 

Neste contexto, e até 24 de maio de 2024, está aberto o aviso de apoio a agentes culturais não profissionais na região do Algarve.

 

Os documentos e o formulário de candidatura do Programa de Apoio podem ser consultados e obtidos aqui.

 

Periodicidade Diária

domingo, 16 de junho de 2024 – 22:25:43

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...