18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Dia 22 de maio - Encontros de Pedagogia Social: “Formar, investigar e servir”

Sob o lema "Formar, investigar e servir”, decorre no dia 22 maio de 2024, na Universidade Católica Portuguesa no Porto, mais uma edição do evento anual “Encontros de Pedagogia Social”. Promovido pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, este evento pretende ser um espaço de partilha, reflexão e debate, procurando soluções educacionais para desafios como a pobreza, a exclusão, a marginalização, entre outros. É dirigido a todas as pessoas interessadas na problemática da educação e da solidariedade social, estudantes, investigadores e profissionais.
Enquanto ciência da educação referente aos processos de formação ao longo da vida desenvolvidos numa perspetiva de solidariedade social, a Pedagogia Social tem vindo a ser trabalhada na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto (FEP-UCP), desde 2004, segundo um paradigma de formação que visa combinar a aprendizagem académica com as dinâmicas de serviço à comunidade. Neste sentido, o evento reunirá um conjunto de oradores com conhecimento teórico-prático relevante nomeadamente no campo da intervenção socioeducativa e do desenvolvimento sociocomunitário.
 
A Pedagogia Social, destaca a intervenção social concentrando-se na educação como uma ferramenta para promover a inclusão social, a igualdade e a justiça social. Ela procura intervir em questões sociais e comunitárias, buscando soluções educacionais para desafios como pobreza, exclusão, marginalização, entre outros.
 
“A Pedagogia Social é uma abordagem educacional que procura promover o desenvolvimento pessoal e social através da educação, enfatizando a participação, a inclusão e a cidadania ativa”, indica Isabel Baptista, membro da comissão organizadora do evento e coordenadora do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Educação e Psicologia. A responsável acrescenta ainda que os "Encontros de Pedagogia Social reunirão pessoas que se interessam verdadeiramente pelos desafios da educação e da solidariedade social, promovendo a partilha de informação através de workshops e debates, contribuindo para a difusão da informação e para a construção de uma sociedade mais justa”.
 
A sessão de abertura conta com Raquel Matos, diretora da FEP-UCP, Isabel Baptista e Joaquim Azevedo. O programa inclui ainda uma variedade de atividades, desde conferências sobre a formação ao longo da vida e a aprendizagem, sessões de debate e workshops temáticos, onde serão abordados temas como “Aprendizagem em Serviço”, “Educação, Participação e Cidadania”, “Educação e Inclusão Social”, “Unidade de Crianças e Jovens com Espectro Autista”, “Porto, uma cidade amiga de pessoas idosas” e “Filosofia para Crianças”.
 
O evento “Encontros de Pedagogia Social 2024” terá lugar no Auditório Carvalho Guerra no dia 22 de maio das 09h00 às 17h00.
 
Isabel Baptista, membro da comissão organizadora do evento e coordenadora do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Educação e Psicologia, está disponível para prestar declarações, se assim o desejar.
 

Periodicidade Diária

domingo, 16 de junho de 2024 – 05:19:26

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...