18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Ministro da Defesa Nacional visita o exercício ARmy Technological EXperimentation 2024 (ARTEX 24)

 
Decorre a segunda edição do exercício ARmy Technological EXperimentation 2024 (ARTEX 24),  do Exército Português, dedicado e aberto ao tecido empresarial, tecnológico e académico nacional, desde 17 de junho até 05 de julho de 2024, no Campo Militar de Santa Margarida, evento relevante para identificar soluções para colmatar lacunas nas capacidades da força terrestre e dar continuidade ao processo de modernização do Exército, bem como para potenciar as atividades de investigação e desenvolvimento de entidades públicas e privadas do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e da Base Tecnológica e Industrial de Defesa.
 
Nesta segunda edição, o ARTEX conta com a presença de 16 instituições, desde empresas a universidades, envolvendo um total de 30 testes a diversos sistemas, sendo de destacar, entre outros: 10 experimentações com sistemas aéreos não tripulados, 1 sistema anti-drone, 3 sistemas terrestres não tripulados, sistemas de comando e controlo, sistemas no âmbito da proteção, explosivos e energia.
 
Para o efeito, o Exército coloca ao dispor a sua área de treino em Santa Margarida, com um total de 67 km2, para a testagem das soluções tecnológicas dos participantes, bem como unidades terrestres que simulam operações militares, através de um cenário, de forma a testar a utilidade e a maturidade das soluções tecnológicas.
 
A condução do ARTEX 24 está a cargo do Centro de Experimentação e Modernização Tecnológica do Exército, apoiado pelo Comando das Forças Terrestres, através do Centro de Capacitação Tática, Simulação e Certificação e da Brigada Mecanizada.
 
O ARTEX está organizado em três fases. Na fase I (19 a 24 de junho), o Exército disponibilizou o espaço terrestre, aéreo, bem como o espectro eletromagnético para o efeito, onde os participantes realizam as experimentações de forma individual. Na fase II (25 a 28 de junho), as soluções tecnológicas dos participantes foram integradas num cenário tático de teste, no qual contribuem para a execução de operações militares. Na fase III (01 a 04 de julho), algumas entidades realizaram experimentações que envolvem fogos reais: testes à integridade de proteção balística, testes com explosivos, testes de loitering munitions e testes com granadas de artilharia inertes. Para tal o Exército disponibilizará as carreiras de tiro e diversas forças de cenário.
 
No próximo dia 05 de julho terá lugar a apresentação de resultados e as conclusões do exercício, com a presença de S. Exa. o Ministro da Defesa Nacional, Doutor Nuno Melo.
 

Periodicidade Diária

domingo, 8 de dezembro de 2024 – 03:15:56

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...