Nos últimos dois dias, a Marinha desenvolveu uma operação de monitorização e acompanhamento de um submarino russo de última geração da classe Varshavyanka. É um submarino convencional capaz de permanecer submerso por longos períodos e de disparar mísseis com capacidade de atingir navios ou alvos em terra. O submarino navegou em companhia do rebocador de alto-mar Evegeny Churov. Estes navios iniciaram a navegação ao longo da Zona Económica Exclusiva (ZEE) do continente no passado dia 6 de setembro e terminaram o seu trânsito, esta manhã, 8 de setembro, rumando em direção ao Mar Mediterrâneo.
Para este efeito, o Centro de Operações Marítimas monitorizou e coordenou o emprego do NRP Setúbal que acompanhou os navios da federação russa.
A Marinha, através destas ações de monitorização e vigilância, garante a defesa e segurança dos espaços marítimos sob soberania, jurisdição ou responsabilidade nacional, contribui para a proteção dos interesses de Portugal e das suas infraestruturas críticas. Assegura também o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos no quadro da Aliança Atlântica.