19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

ADENE: Apagão ibérico revela fragilidades na Europa

 

Apagão ibérico revela fragilidades na Europa e leva ADENE a reforçar cooperação energética no Fórum PERÚ ENERGÍA 2025

 

A ADENE participou, esta quarta-feira, 7 de maio, na 13.ª edição da PERÚ ENERGÍA 2025, um dos mais relevantes fóruns sobre energia da América Latina que se realiza em Lima. Nelson Lage, Presidente do Conselho de Administração da ADENE, foi o orador convidado com a intervenção “Portugal y las Energías Renovables: Una historia de éxito y lecciones aprendidas”, onde partilhou a experiência portuguesa na transição energética e os desafios enfrentados pelo sistema energético europeu.

Logo na abertura da sua intervenção, Nelson Lage destacou o impacto do recente apagão ibérico de 28 de abril, que afetou milhões de cidadãos em Portugal, Espanha, ao afirmar que “o apagão foi um alerta energético para toda a Europa, e revelou, de forma clara, que a transição energética não pode avançar sem redes modernas, capacidade de armazenamento e verdadeira cooperação entre Estados-Membros”.

 

Este episódio,disse Nelson Lage,“evidenciou a urgência de alinhar ambição climática com infraestruturas robustas e bem preparadas já que persistem limitações estruturais que comprometem o avanço da transição energética”.

 

O Presidente da ADENE alertou ainda para a necessidade de alinhar o crescimento da geração renovável com investimento em interligações, digitalização e resiliência da rede, destacando que “o verdadeiro sucesso da transição energética se mede pela sua capacidade de chegar a todos, de forma segura, estável e justa”.

 

Durante a sua passagem por Lima, a ADENE reforçou a cooperação internacional com a assinatura de um protocolo com o CENERGÍA – Centro de Conservación de Energía del Perú, numa cerimónia que decorreu na sede da instituição e contou com a presença de Jorge Aguinaga Díaz, Gerente General do CENERGÍA, Nelson Lage, Presidente da ADENE, e Joaquim Moreira de Lemos, Embaixador de Portugal no Peru.

 

O protocolo com o CENERGÍA estabelece uma base sólida para o desenvolvimento conjunto de projetos e iniciativas em áreas como:

- A formação técnica em eficiência energética e energias renováveis;

- A criação de campanhas de sensibilização para tecnologias limpas;

- A organização de missões técnicas e visitas de intercâmbio;

- A criação de um diretório de especialistas para intercâmbio de conhecimento;

- A participação conjunta em candidaturas a financiamentos internacionais.

Com esta colaboração, a ADENE reforça a sua presença no espaço ibero-americano e consolida o seu papel como agente ativo da transição energética, promovendo soluções inovadoras, sustentáveis e com impacto real nas pessoas e nos territórios.

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 12 de junho de 2025 – 19:20:04

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...