19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

AM2R, o balanço de China Cycle

 

 

A deslocação da ABIMOTA com a Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas à China Cycle 2025, que terminou hoje em Xangai, abriu novas perspetivas para o setor Português das duas rodas e mobilidade suave.

 

O contexto atual do mercado global é complexo. A China, responsável por 35% das exportações globais em 2023, mantém a sua posição como maior exportador mundial de bicicletas tradicionais, mas o setor atravessa uma fase de correção significativa. Passado o pico pós-pandemia, 2023 viu uma queda acentuada no valor das exportações chinesas, com decréscimos da ordem dos 30%, embora o volume tenha caído de forma substancialmente mais moderada, tendo ficado pelos 3.8% de perda.

 

O dados do início de 2024 indicam uma forte recuperação no volume exportado com 43.1% YoY (Year over Year) em no período de janeiro e fevereiro, mas o crescimento do valor permanece contido com 6.0% YoY, o que reflete uma intensa pressão sobre os preços, devido à necessidade de liquidar os estoques excessivos acumulados nos mercados internacionais.No crucial segmento das bicicletas elétricas (e-bikes), a China é o maior produtor mundial com mais de 50 milhões de unidades em 2023, mas a vasta maioria destas, destinou-se ao seu mercado interno e apenas cerca de 4 milhões de unidades foram exportadas.

 

Especificamente no mercado da União Europeia, as exportações diretas de e-bikes chinesas enfrentam barreiras significativas devido às elevadas taxas anti-dumping (AD) e compensatórias (CVD) em vigor, confirmadas em janeiro de 2025. Como resultado, a quota de mercado da China nas importações de e-bikes da UE foi de apenas 6% em valor em 2023, beneficiando outros fornecedores como Taiwan (59%) e Vietname (16%). Esta dinâmica, juntamente com a pressão global sobre os preços e a liquidação de stocks, redefine as oportunidades competitivas no espaço europeu.

 

O primeiro semestre de 2025 está a ser de intensa atividade promocional para a AM2R, focando mercados de referência. "O setor português está robusto, com perspetivas de crescimento sustentado até 2030. Para concretizar este potencial, necessitamos de promover ativamente as nossas capacidades, as novidades e o novo posicionamento de Portugal como um fornecedor de soluções de mobilidade suave inovadoras e de alta qualidade, preparado para competir eficazmente no palco global", rematou o Secretário-Geral da ABIMOTA.

 

A Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas (AM2R) é financiada pelo PRR/Next Generation EU, a AM2R envolve 47 empresas e instituições, incluindo a líder Polisport, e já capacitou mais de metade destas, com tecnologias da Indústria 4.0. e está com um nível de execução superior a 50 porcento.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 12 de junho de 2025 – 19:28:57

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...