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O Grupo Renault posiciona França no coração da sua estratégia industrial para as baterias de Veículos Elétricos

 

O Grupo Renault anuncia a assinatura de duas importantes parcerias nas áreas do design e da produção de baterias para Veículos Elétricos:

 

O Grupo Renault entra numa parceria estratégica com a Envision AESC ao estabelecer uma gigafábrica em Douai, perto da Renault ElectriCity, para a apoiar o fabrico de baterias de última tecnologia, competitivas em termos de custos e com baixas emissões de carbono, para tornar a mobilidade elétrica mais acessível na Europa.

 

O Grupo Renault assinou um Memorandum de Entendimento com a start-up Verkor para co-desenvolver e, em seguida, produzir baterias de alto desempenho, tendo em vista deter uma participação superior a 20% na Verkor.

 

A combinação destas duas parcerias com o complexo industrial Renault ElectriCity irá criar cerca de 4.500 empregos diretos em França até 2030, enquanto desenvolve um ecossistema sólido de fabrico de baterias mesmo no coração da Europa.

 

Mais um novo passo no caminho do plano estratégico “Renaulution”, uma vez que o Grupo e os parceiros da Aliança reforçam a sua vantagem competitiva e a eficiência no mercado de VE.

 

O Grupo Renault anuncia a sua estratégia para a conceção e produção de baterias para Veículos Elétricos (EV) em França. 

 

Marco importante no roteiro 'Renaulution', a estratégia do Grupo para as baterias ganha vida através da assinatura de duas grandes parcerias: com a Envision AESC - um protagonista à escala global na tecnologia de baterias e líder mundial nas fábricas de baterias inteligentes, digitalizadas e com baixo teor de carbono, e um parceiro de longa data da Nissan - e a Verkor, a start-up sedeada em Grenoble, especializada no desenvolvimento de células de baterias EV. Esta estratégia ajudará o Grupo Renault a tornar-se um protagonista ainda mais competitivo e eficiente no campo dos EV, a acelerar a sua transformação industrial e a atingir os objetivos de transição ecológica.

 

Estas duas recentes parcerias estão alinhadas com os programas já existentes no seio do Grupo Renault, em especial com o acordo histórico com a LG Chem que, atualmente, fornece módulos de bateria para a gama de modelos elétricos da Renault e para o próximo MéganE. Paralelamente, estão em curso discussões com a ACC para uma potencial adesão ao ecossistema a partir de 2027. A investigação também continua no seio da Aliança para o lançamento da tecnologia de baterias sólidas a partir de 2030, com o projecto ASSB (All Solid-State Battery technology).

 

"A nossa estratégia para as baterias baseia-se na experiência de dez anos do Grupo Renault e no seu investimento na cadeia de valor da mobilidade elétrica. As mais recentes parcerias estratégicas com a Envision AESC e Verkor reforçam muito a nossa posição, uma vez que asseguramos a produção de um milhão de veículos elétricos na Europa em 2030. Isto representa um marco decisivo, já que reforçarmos a nossa vantagem competitiva, enraizando o nosso Grupo na dinâmica atual da indústria francesa e no esforço para alcançar os nossos objetivos de neutralidade de carbono. O Grupo reafirma assim a sua vontade de produzir automóveis elétricos populares, acessíveis e económicos em França", afirmou Luca de Meo, CEO do Renault Group.

 

Envision AESC: Uma gigafábrica em Douai para modelos elétricos acessíveis e produzidos na Europa

 

Como parte da sua estratégia para os Veículos Elétricos, o Grupo Renault aliou-se à Envision AESC que irá desenvolver uma gigafábrica em Douai com uma capacidade de 9 GWh em 2024 e com o objetivo de chegar aos 24 GWh até 2030. Como ramo dedicado às baterias da companhia global de tecnologia “verde” Envision Group, a empresa irá investir até 2 mil milhões de euros para produzir a mais recente tecnologia de baterias com custos competitivos, baixas emissões de carbono e seguras para modelos elétricos, incluindo o futuro R5. Graças a esta parceria, a Envision AESC prevê criar até 2.500 novos empregos até 2030.

 

A proximidade da gigafábrica da Envision AESC com as unidades de produção da Renault ElectriCity em Douai, Maubeuge e Ruitz, traduz-se na criação de 700 postos de trabalho adicionais na região de Hauts-de-France, o que significa que o Grupo Renault pode aumentar significativamente a sua vantagem competitiva e melhorar muito a eficiência da sua cadeia de produção de Veículos Elétricos.

 

A gigafábrica de Douai abre caminho para a produção de baterias de baixo teor de carbono como parte dos objetivos delineados no Acordo Verde Europeu (Green Deal) e para o desenvolvimento de soluções de reciclagem em circuito fechado para os resíduos de produção e para as baterias em fim de vida. De acordo com os compromissos assumidos pelo Grupo Renault, isto contribuirá significativamente para alcançar a neutralidade de carbono na Europa até 2040 e a nível mundial até 2050, com as vendas de Veículos Elétricos (EV) a representarem 90% de todas as vendas da marca Renault até 2030.

 

“A missão do Grupo Envision é ser o parceiro de tecnologia de neutralidade carbónica de eleição para empresas globais, governos e cidades. Por isso mesmo, estamos entusiasmados por o Grupo Renault ter escolhido as baterias Envision AESC para a sua próxima geração de Veículos Elétricos. Ao investirmos na construção de uma nova gigafábrica no norte de França, o nosso objetivo é apoiar a transição para a neutralidade de carbono, tornando as baterias de alto desempenho, de longo alcance e os Veículos Elétricos mais acessíveis e disponíveis a milhões de automobilistas. Esta primeira fase de desenvolvimento irá alicerçar futuros investimentos em larga escala para fazer crescer a cadeia de abastecimento local e desenvolver todo o ciclo de vida das baterias, incluindo armazenamento de energia, reutilização de baterias, carregamento inteligente e reciclagem em circuito fechado. O que também tem o potencial de criar milhares de novos empregos ecológicos de alto valor como parte de um ecossistema de baterias de “ponta a ponta” na região", afirmou Lei Zhang, fundador e CEO do Grupo Envision.

 

Grupo Renault e Verkor: uma linha piloto de produção de baterias de alto desempenho até 2022 e gigafábrica de excelência até 2026

 

Além da parceria com a Envision AESC, o Grupo Renault assinou um Memorandum de Entendimento para adquirir uma participação na Verkor através de uma participação superior a 20%, planeando juntar-se ao consórcio criado em 2020 desta startup francesa, com o objetivo de responder aos desafios de digitalização, descarbonização e reindustrialização de França e da Europa no setor.

 

Juntos, o Grupo Renault e a Verkor, pretendem desenvolver uma bateria de alto desempenho adequada aos segmentos C e superiores da gama Renault, bem como aos modelos Alpine, e, através do consórcio, criar mais de 1.200 empregos diretos, a médio prazo.

 

Esta parceria materializar-se-á, em primeiro lugar, com o financiamento de um centro de P&D (Verkor Innovation Center) e uma linha piloto para a prototipagem e produção de células e módulos de bateria, em França, a partir de 2022. Em segundo lugar, a Verkor implementará um plano para criar a primeira gigafábrica de baterias de alto desempenho para o Grupo Renault a partir de 2026, em França, com capacidade inicial de 10 GWh e que poderá atingir a capacidade de 20 GWh até 2030.

A cooperação do Grupo Renault e da Verkor será baseada na concretização do objetivo comum de reduzir 75% as emissões de carbono no processo de fabricação de baterias, comparativamente com os processos atuais, e estabelecer uma cadeia de abastecimento que permita rastreabilidade e garanta a segurança das matérias-primas destinadas aos veículos elétricos.

 

“Estamos orgulhosos de estar associados ao Grupo Renault e esperamos concretizar, através desta parceria, a nossa visão comum de implantar a mobilidade elétrica em grande escala. Este é um importante acordo que demonstra o nosso progresso na nossa agenda para produzir até 50 GWh de células de bateria até 2030 – uma pedra angular na implantação de uma cadeia de fornecimento de baterias competitiva, soberana e sustentável na Europa”, referiu Benoit Lemaignan, CEO da Verkor.

 

A concretização desta aquisição de participação no capital da Verkor está sujeita às condições normalmente aplicáveis ​​a este tipo de situações, nomeadamente à apresentação a órgãos representativos dos trabalhadores de acordo com a regulamentação em vigor.

 

Sobre o Grupo Renault

 

O Grupo Renault está na vanguarda da reinvenção da mobilidade. Com a sua aliança com a Nissan e Mitsubishi Motors, e com uma experiência única ao nível da eletrificação, o Grupo Renault aposta na complementaridade das suas 5 marcas - Renault - Dacia - LADA - Alpine e Mobilize - e oferece soluções de mobilidade sustentáveis ​​e inovadoras aos seus clientes. Estabelecido em mais de 130 países, o Grupo vendeu 2,9 milhões de veículos em 2020. Reúne mais de 170.000 colaboradores que encarnam diariamente a sua “Razão de Ser”, para que a mobilidade nos aproxime. Pronto para enfrentar os desafios na estrada e na competição, o Grupo está comprometido com uma transformação ambiciosa que gera valor. Tem como foco o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços, uma nova gama de veículos ainda mais competitiva, equilibrada e eletrificada. Em linha com os desafios ambientais, o Grupo Renault pretende alcançar a neutralidade de carbono na Europa até 2050.

 

Sobre Envision AESC

 

A Envision AESC faz parte do Envision Group, uma empresa global de tecnologias ‘verdes’, que tem integradas quatro outras divisões, que exploram as maiores soluções de energia AIoT do mundo através da Envision Digital, bem como turbinas eólicas inteligentes com a Envision Energy ou mesmo uma tecnologia de bateria pioneira através de corridas EnvisionVirgin, com a sua equipa de Fórmula E, investindo em P&D por meio de uma rede global de centros de inovação nos Estados Unidos, Europa e Ásia. A Envision AESC, com sede no Japão, é líder mundial na produção de baterias. As fábricas de baterias com reduzidas emissões de carbono localizadas no Japão, Reino Unido e China empregam 2.500 pessoas e produziram baterias para mais de 600.000 veículos elétricos em 44 países, na última década. Investimos massivamente em tecnologias da nova geração para impulsionar a inovação e trabalhamos com parceiros estratégicos para desenvolver nossas capacidades e “know-how”, bem como a qualidade de design e de tecnologia com o intuito de oferecer, aos nossos clientes, o melhor desempenho, segurança e custo para as nossas baterias. Estamos orgulhosos do histórico de segurança das nossas baterias, que continuam sem registos de acidentes graves, quer no seu processo de produção, quer na sua vida útil. Com a produção, armazenamento e uso inteligente, e, digitalmente integrado, de energia “limpa” nas nossas fábricas de baterias, estamos a apoiar a transição global para metas de energia isentas de carbono.

 

Sobre Verkor

 

Fundada em julho de 2020, a Verkor é uma empresa industrial francesa com sede em Grenoble. Com o apoio do EIT InnoEnergy, do Grupo IDEC, da Schneider Electric e da Capgemini, a empresa está a acelerar a produção de baterias de baixa emissão de carbono em França e na Europa para responder à crescente procura de veículos elétricos – e ao aumento da mobilidade elétrica em geral, e ao armazenamento estacionário na Europa.

A Verkor desenvolve um modelo de negócios atraente em termos de agilidade, sustentabilidade e gestão, atraindo os melhores talentos em todo o mundo. Uma equipa forte e ágil que continua a crescer para enfrentar novos desafios. O projeto liderado pela Verkor é unificador, reúne os melhores parceiros para localizar toda a cadeia de valor na Europa, garantindo, assim, a melhor utilização de competências e recursos. Graças a esses ativos, a Verkor inaugurará sua linha piloto 4.0 totalmente digital, em 2022. Modelo de excelência, competitividade e eficiência de recursos, essa inovação será integrada à Megafábrica prevista para 2024.

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 20 de abril de 2024 – 10:19:15

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