20 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

A Porsche anuncia novo Head of Design: Tobias Sühlmann sucede a Michael Mauer

 

A Porsche anuncia novo Head of Design: Tobias Sühlmann sucede Michael Mauer

Tobias Sühlmann (46) assumirá o cargo de Head of Design da Porsche a partir do próximo dia 1 de fevereiro de 2026. Sühlmann sucede a Michael Mauer (63), que foi o responsável pelo design da Porsche ao longo de mais de duas décadas. Sühlmann vem do construtor britânico de automóveis desportivos, a McLaren. O mesmo era diretor de design da marca desde 2023. Com esta mudança, a Porsche está a assumir uma mudança geracional.

 

“Michael Mauer marcou uma era na Porsche. Em conjunto com a sua equipa, trouxe cuidadosamente o design icónico do 911 para uma era de modernidade e, ao mesmo tempo, transferiu de forma inconfundível o ADN do design da Porsche para novas séries de modelos”, afirma o Dr. Michael Leiters, Chairman of the Executive Board of Porsche AG. Um bom exemplo disso é o Panamera, a primeira berlina desportiva da história do construtor de automóveis desportivos. Mauer, como Head of Design, e Leiters, na parte de estratégia de produto, lançaram em conjunto o modelo de quatro portas em 2009. Leiters: “Um Porsche deve apelar a todos os sentidos – esse é o lema de Michael Mauer. O Panamera é um dos muitos exemplos convincentes. Conheço Michael Mauer há muitos anos e aprecio-o como um excelente profissional e uma personalidade extraordinária. O seu trabalho moldou o estilo da marca Porsche e continuará visível no futuro. Agradecemos-lhe pelo seu excelente trabalho e desejamos-lhe tudo de bom para o futuro”.

 

Michael Mauer começou em 2004 como o quarto Head of Design na longa história da Porsche. Os seus antecessores foram Ferdinand Alexander Porsche, Anatol Lapine e Harm Lagaay.  Mauer estudou design automóvel na Universidade de Ciências Aplicadas de Pforzheim e chegou à Porsche após passar pela Mercedes, Smart e Saab. No início do seu mandato na Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, foi responsável pela revisão do Cayenne, do novo Panamera e do supercarro 918 Spyder. Michael Mauer também transferiu o design inconfundível da Porsche para a era elétrica.

 

Os mais de vinte anos de trabalho ilustram a posição excecional do natural de Hesse na Porsche. Michael Mauer: “Um design intemporal precisa de duas coisas: durabilidade e novos impulsos. Tendo em conta o realinhamento estratégico da Porsche, este é um bom momento para trazer novas perspetivas também ao design. Foi um grande prazer e uma honra para mim poder ajudar a moldar e desenvolver a filosofia de design da Porsche durante um período tão longo”.

 

Michael Mauer continuará a apoiar o seu sucessor, Tobias Sühlmann, durante um período de transição. Sühlmann também estudou na Universidade de Ciências Aplicadas de Pforzheim. O futuro Head of Design começou na Volkswagen em 2005 e depois mudou-se para a Bugatti. Como diretor de design exterior, foi para a Aston Martin antes de trabalhar pela primeira vez para a McLaren. Na Bentley, esteve posteriormente envolvido de forma significativa no design do Batur. Em setembro de 2023, ingressou na McLaren como diretor de design. Michael Leiters: “O Tobias Sühlmann pode basear-se numa filosofia de design única. Com a sua experiência no design de automóveis desportivos e superdesportivos, irá aperfeiçoar ainda mais o perfil da Porsche. O seu vasto conhecimento e extensa experiência irão ajudá-lo a projetar um grande número de automóveis diferenciados no setor de luxo”.

 

Periodicidade Semanal

domingo, 10 de maio de 2026

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...