>
Chegou hoje ao fim a Taça do Mundo de Ginástica Artística Feminina e Masculina - Jogos Santa Casa.
O Multiusos de Guimarães foi nos últimos quatro dias palco de mais um grande evento internacional com excelente nível competitivo que contou com a participação de ginastas Olímpicos e medalhados em Campeonatos da Europa e do Mundo.
Neste último dia de finais Portugal esteve representado pelos ginastas Filipa Martins (Sport Club do Porto) e Simão Almeida (Ginásio Clube Português).
Após ontem ter conquistado prata em Paralelas Assimétricas, hoje Filipa lutou pelas medalhas em Trave.
Uma queda afastou infelizmente a ginasta do pódio, tendo sido 4ª com 12,250 pontos.
O lugar mais alto do pódio foi ocupado pela ginasta Maisie Methuen (GBR), seguindo-se as canadianas Laurie Denommee (2º) e Isabela Onyshko (3º).
Na vertente masculina Simão apresentou-se seguro em Paralelas Simétricas, com um exercício de elevado nível de dificuldade bem executado.
O ginasta somou 13,700 pontos tendo sido esta a melhor pontuação alcançada no presente ciclo.
Declarações
Simão Almeida: "Estou muito contente com a minha prestação de hoje, na final de Paralelas. Os meus principais objetivos eram apurar alguns pormenores relativamente ao esquema das qualificações, e aproveitar ao máximo a oportunidade de estar presente numa final neste aparelho. Consegui alcançar ambos os objetivos. Agora o objectivo é recuperar porque dentro de uma semana estarei novamente a competir, em Tarragona, nos Jogos do Mediterrâneo. Obrigado a todos pelo carinho e apoio."
Filipa Martins: “Ontem correu relativamente bem. Não foi tão perfeito quanto gostava… Sei que conseguia fazer melhor mas tendo em conta que ainda estou em fase de recuperação após a operação, penso que foi um bom regresso. O próximo objectivo é tentar melhorar cada vez mais os meus exercícios, recuperar completamente a forma, para que no Campeonato da Europa consiga realizar uma prova limpa.”
Fotos - Carlos Alberto Matos/FGP.