>
Hoje, na Taça do Mundo de Ginástica Artística – Jogos Santa Casa, Filipa Martins (Acro Clube da Maia - AcroCM) alcançou a medalha de ouro, em Trave, com 12.400 pontos. A ginasta que, no primeiro dia de finais, alcançou a medalha de bronze em Paralelas Assimétricas volta agora a conquistar novo título.
Filipa encontra-se em fase de preparação para o apuramento olímpico que se realizará daqui a duas semanas, no Campeonato do Mundo (Estugarda), sendo este um momento chave.
Também em Trave esteve presente a ginasta Beatriz Cardoso (AcroCM) que, com 11.700 pontos, conseguiu 5º lugar. No Solo Beatriz alcançou o 5º lugar com 11.750 pontos e, ainda neste aparelho, Mariana Pitrez conseguiu os 11.200 pontos e o 7º lugar.
O treinador das ginastas, José Ferreirinha, diz que “esta competição era uma preparação para o Campeonato do Mundo, que se realiza daqui a 15 dias. Nos estávamos com a preparação um bocado atrasada, devido a alguns constrangimentos físicos, que nos fizeram interromper algumas sessões de treino. Fiquei contente, uma vez que nenhuma prestação teve falhas graves e isso foi bom. Senti as notas um pouco baixas nas paralelas. De qualquer forma, as prestações foram boas e isso já foi um sinal positivo que nos dá garra a nós e às ginastas”.
Na vertente Masculina, nos Saltos, Petrix Barbosa fez 13.463 pontos ficando em 4º lugar. O ginasta teve uma falha, o que não permitiu que este mantivesse o 3º lugar das qualificações. Em 1º lugar neste aparelho ficou o polaco Sebastian Gawronski.
Em Paralelas, o ginasta Bernardo Almeida com 13.375 pontos ficou em 5º lugar, melhorando do 8º que tinha conseguido nas qualificações. O japonês Takuya Nagano venceu com 14.150 pontos.
Bernardo entrou ainda na competição de Barra Fixa, conquistando o 7º lugar, com 12.700 pontos. Dominou a competição o japonês Hirohito Kohama, com 13.800 pontos.
Portugal termina assim a sua prestação na Taça do Mundo de Guimarães - Jogos Santa Casa. Estando todos estes ginastas na reta final da preparação para o Campeonato do Mundo, esperava-se um nível competitivo bastante elevado, o que acabou mesmo por acontecer. Os ginastas demonstraram a sua melhor forma física, e a equipa portuguesa não foi exceção, mostrando estar preparada para lutar pelas finais em Estugarda.
Fotos - IMAPRESS/FGP