Piloto belga voltou a subir ao pódio na pista do Bombarral

Fabio Kieltyka reforça liderança no Campeonato de Portugal Rotax
Depois de se ter estreado em Portugal com a conquista do título na categoria DD2 Master, que lhe valeu o acesso às famosas Rotax Max Challenge Grand Finals, Fabio Kieltyka aposta este ano em revalidar o título da categoria (na época mais competitiva de sempre entre os Masters em Portugal) e lutar pelos primeiros lugares à geral. O piloto natural de Liège chegou à prova do Bombarral motivado pela vitória à geral na ronda anterior, em Baltar. Contudo, um problema no radiador do seu kart condicionou-o na qualificação, onde foi o 3.º mais rápido da geral e 2.º entre os Masters. Na Final 1, Fabio Kieltyka foi penalizado com cinco segundos, por danos na carenagem frontal do kart, terminando no 5.º lugar da Master.
 
Na Final 2, o piloto belga já pôde impor o seu andamento normal e venceu a categoria Master, com o 2.º lugar à geral, enquanto que na última corrida do fim de semana fez uma excelente recuperação, desde o 7.º lugar, terminando em 2.º nos Master. Com estes resultados, Kieltyka subiu ao pódio do Bombarral no 2.º lugar da Master e em 3.º da geral.
“O fim de semana começou mal, mas acabou bem. Depois de descobrirmos o problema no radiador, o kart voltou a ter uma performance normal e pude andar nos primeiros lugares. Queria ganhar na pista da Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal, mas desta vez não foi possível e só tenho de agradecer o apoio de toda a equipa e dos meus amigos Charles e Aya, que partilham esta aventura comigo. Aumentámos a vantagem para a concorrência nas contas do campeonato, por isso acabou por ser uma prova”, afirmou Fabio Kieltyka
 
Charles e Aya Delbrassine cada vez mais rápidos no Bombarral
 
A pista do Bombarral, situada no Kartódromo Internacional da Região Oeste (KIRO), é o circuito onde está sedeada a equipa Birel ART Portugal, que Charles e Aya Delbrassine escolheram para a sua carreira no Karting. Por isso, a terceira jornada nesta pista foi uma boa forma de avaliar a progressão da família Delbrassine, com pai e filha a cumprirem integralmente os seus objetivos.
 
Charles está no pelotão mais competitivo da DD2 Master desde o arranque dos campeonatos Rotax em Portugal, há mais de duas décadas. O piloto luxemburguês, esteve no top-10 durante a qualificação, e depois terminou as três corridas em 11.º, 9.º e 11,º, o que lhe deu o 11.º lugar final. Contudo, este resultado poderia ter sido ainda melhor, pois na Final 3, Charles Delbrassine foi abalroado por duas vezes pelo mesmo piloto, que o obrigou a sair de pista e ir à zona de relva. Um comportamento anti-desportivo que não foi penalizado pelos Comissários Desportivos.
 
“Ele conseguiu estragar a corrida a quatro pilotos e todos fizemos uma reclamação por condução anti-desportiva, sem consequências. Espero que a organização garanta um campeonato justo até ao final da época”, afirmou Charles Delbrassine. “A minha performance foi OK. Melhorei o meu tempo por volta nesta pista e nas corridas estive na discussão de posições com metade do pelotão Master, o que pode ser considerado uma evolução.”
 
A filha, Aya Delbrassine, é uma das pilotos com menos experiência no Campeonato de Portugal Rotax e foi 9.ª classificada na Micro Max, categoria na qual se estreia este ano. “O fim de semana da Aya foi bastante positivo, já que ela bateu o seu melhor tempo na sexta-feira e depois conseguiu manter esse ritmo nas corridas. Ela está a treinar muito e a competir no Troféu Easykart para compensar a falta de experiência, quando comparada com outros pilotos da Micro. Ela está a evoluir imenso e gosta de trabalhar com a equipa, o que torna a nossa experiência muito mais feliz”, afirmou Charles Delbrassine.
A quarta prova do Campeonato de Portugal Rotax será disputada a 27 e 28 de agosto, no Kartódromo Internacional de Braga, que em tempos já recebeu os Campeonatos da Europa e do Mundo de Karting. Como curiosidade, foi na pista de Braga que, em 2010, competiram atuais estrelas da Fórmula 1 como Max Verstappen, Charles Leclerc, George Russell ou Alexander Albon, tendo no passado também lá corrido nomes como Lewis Hamilton, Nico Rosberg, entre outros.
 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...