18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Mototurismo do Centro proporciona qualidade e diversão - Confraria dos Moto-ralis em Miranda do Corvo e Penela

Sob os aromas de confrarias e visões de grandes paisagens, o clube Mototurismo do Centro colocou na estrada grande passeata a 18 e 19 de abril de 2015 para mais de 50 motociclistas, divididos por 30 motos provenientes de muitos motoclubes e locais do país. Acertaram, foi o seu 15º Moto-rali turístico, dedicado desta vez ao tema “Vamos a Miranda ver… Penela”, evento que constituiu a 2ª jornada do 19º Troféu desta turística modalidade da FMP e patrocinado pela Michelin e BMW.

 

E que rico fim de semana a equipa do Mototurismo do Centro proporcionou! Com forte apoio dos autarcas de Miranda do Corvo e de Penela – aqui o seu jovem presidente da câmara, Dr. Luís Matias, até é motociclista e acompanhou o périplo dominical na sua moto! – o percurso nem obrigou a gastar muita gasolina. A riqueza da região oferece muito que ver e que provar a cada passo, a cada esquina, a cada colina. E a excelência do Hotel Duecitânia completou o ramalhete!

 

Partindo do pelourinho de Miranda do Corvo no sábado de manhã, a comitiva fez-se ao caminho com um bom road-book que a levou a vários mosteiros e ermidas, como Semide e Senhor da Serra. Mas quando se começou a visitar a Confraria da Geropiga, mais adiante a Confraria do Vinho de Lamas e ainda um Porto muito bem servido em quinta particular de Chã de Lamas… Vivam os moto-ralis…

 

Foi uma caravana divertida e cantante que se sentou à mesa, logo de seguida, no reduto da Confraria da Chanfana, no Parque Biológico de Miranda do Corvo. Com uma disposição assim, nunca há falhas organizativas. Tudo corre a 110%.

 

Os aguaceiros não se despediam do evento mas ninguém queria saber. O sábado estava belíssimo, mesmo sob nuvens negras e ameaçadoras. A típica Loja do Sr. Falcão serviu de sobremesa. Que museu… E após o Santuário da Nª Sª da Piedade, já em ambiente serrano, as motos estacionaram em Gondramaz, bem recuperada aldeia de xisto onde, nas suas ruelas, os mototuristas construíram fisgas à moda antiga.  Ficaram bem e chegaram a ser usadas. O ambiente estava carismático, entre xistos e castanheiros, bétulas e carvalhais. A organização fez bem e deu um percurso opcional para subir a serra. Por estrada ou por panorâmico estradão não pavimentado. Ninguém viu veados nem javalis. Mas soube bem.

 

A Praia Fluvial da Louçainha e a Cascata da Pedra da Ferida proporcionaram mais momentos de convívio, encimados pelo fantástico miradouro de São João do Deserto de onde se avistam territórios de seis distritos e o mar. Incrível!

 

Estava na hora da chegada ao “Design Hotel”, o Duecitânia, antiga fábrica de papel nas margens do Rio Dueça. Proporcionou grande fim de tarde a todos no seu spa, boa jantarada com fado de Coimbra e um excelente pequeno-almoço. Sempre com retoques de bom gosto e modernidade.

 

E o domingo acordou muito mais ensolarado e inspirador. O Monte de Vez mostrou o seu moinho recuperado. É daqueles giratórios, sobre duas rodas de pedra. Curioso. E conhecem o Castelo de Germanelo? E as ruínas da Villa Romana de Rabaçal? Que grande manhã, com museus e até visita a uma fábrica de queijos tão típicos desta zona calcária, onde as pedras brancas contrastam com o verde autóctone e quase fluorescente dos carvalhos cerquinhos, pilriteiros em flor e zambujeiros. E a cereja surgiria no final, com o caminho que nos levaria a subir a Serra de Janeanes, perto da de Sicó. É que, após seguirmos facilmente as placas “Buracas de Casmilo”, estas surgiram, imponentes, num vale imenso e calcário, verde e branco. O fenómeno da incausão formou enormes buracos horizontais nos penhascos de ambos os lado de um vale estreito e alto, como se fosse um condomínio de homens das cavernas. Isto no meio de uma vegetação nativa e muitos murinhos de pedra posta. Ambiente espectacular. Mototuristas e escaladores partilharam o momento, onde não faltava um sobrevivente dos tempos neandertais.

 

Fechou assim, com chave de ouro, um excelente moto-rali turístico que premiou os casais goienses Vera e Rui Oliveira e “Nesk” e Susana “Rasteirinha” como os mais certinhos e direitinhos. Vítor Olivença completou o pódio formado no restaurante de Penela.

 

Os Vouchers BMW foram sorteados, como agora manda o regulamento federativo.

 

Parabéns ao Mototurismo do Centro, um dos mais antigos motoclubes nacionais e que esteve na génese deste troféu da FMP em 1996 e na do Lés-a-Lés em 1999.

 

O 19º Troféu MR Michelin BMW continua a 27 e 28 de junho às estradas sossegadas de Abrantes e Sardoal pelas mãos dos experientes organizadores do Moto Clube Motards do Ocidente.

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 04:53:43

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...