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Dando continuidade à sua participação no Campeonato de Espanha Cetelem de Velocidade, o agora denominado ESBK, a equipa do Miguel Oliveira Fan Club enfrenta este fim‑de‑semana um novo desafio.
Para além do habitual trio de pilotos, Rafael Damásio, Dinis Borges e Pedro Fraga, esta etapa irá contar com mais um piloto na box de Albacete, naquela que é a 5ª prova de 2019 deste campeonato.
Afonso Almeida é o mais jovem piloto dos pupilos de Miguel Oliveira a participar num campeonato internacional. Igualmente da Charneca de Caparica, o número 10 da categoria Ohvale do Oliveira Cup rumou no passado fim-de-semana a Albacete para um teste com a equipa, aos comandos de uma Moto4, e o resultado foi o seu ingresso na Racing Team e consequente participação já nesta prova.
“Fiquei muito surpreso com o desenvolvimento do Afonso nos testes em Albacete. Na última prova do Oliveira Cup, participou na segunda manga da categoria MiniGP e, desde logo, percebi que ele quer mais. Nestes testes, o que mais me impressionou foi o facto de o seu melhor registo ter sido apenas 3 segundos mais lento que os líderes do campeonato, o que eleva bastante as expectativas de todos. Pelo demonstrado nos testes, acredito que o Afonso poderá surpreender com a sua evolução” explica o diretor de equipa, Paulo Oliveira.
No regresso às pistas do campeonato espanhol, o trio com as cores da BP Ultimate e Miguel Oliveira transforma-se, assim, em quarteto. Com o incidente do Motorland esquecido, no qual os três pilotos da equipa foram forçados a abandonar a corrida em consequência de uma queda colectiva no início da mesma, o objectivo volta a ser novamente a conquista do pódio.
Pedro Fraga já subiu ao pódio, na primeira corrida de Valência, e ocupa atualmente a sétima posição do campeonato, a escassos cinco pontos do quinto classificado, com os seus dois companheiros de equipa no top 10 da categoria de Pré-Moto3, cabendo a Rafael Damásio e Dinis Borges o nono e décimo lugar, respectivamente.
“A prova de Aragón mostrou claramente que temos potencial para vencer neste campeonato. Tivemos um momento menos feliz, logo na primeira curva, que nos colocou fora de prova. Esta parte está ultrapassada e, por isso, a equipa está muito focada em voltar aos lugares de topo. Em Albacete, vamos novamente procurar essas posições que já demonstrámos ser capazes de alcançar -lugares de pódio O momento de Aragón não foi dos melhores, mas daí, tanto a equipa como os pilotos, aprendemos bastante.” refere Paulo Oliveira antes da partida para o traçado de Albacete, uma das pistas mais conhecidas do motociclismo espanhol, inaugurada em 1990 e com 3.550 metros de perímetro.
Pelas suas 14 curvas já passaram provas de importância maior, como o mundial Superbike entre os anos de 1992 e 1999, bem como o mundial de Endurance. Foi igualmente neste traçado que Miguel Oliveira se sagrou vice-campeão Europeu em 2010,apenas 0,218 seg. atrás de Maverick Viñales.