>
Bárbara Costa e Diana Gomes classificaram-se no 33.º lugar de dueto livre no Campeonato do Mundo de natação sincronizada que está a decorrer em Kazan (Rússia).
No primeiro Mundial com a participação de Portugal, Bárbara Costa e Diana Gomes somaram 69.3333 nas eliminatórias da manhã, ficando à frente dos duetos da Costa Rica, Cuba, África do Sul e Hong Kong.
As russas Natalia Ishchenko e Svetlana Romashina foram o duo mais pontuado da manhã com 97,2667. Apuram-se para a final as 12 primeiras classificadas das eliminatórias. Participaram 37 duetos.
O abraço da Seleccionadora Nayara Figueira
“Foi um bom resultado, dentro das expetativas. Sentimo-nos ansiosas, com o natural friozinho na barriga, mas sempre motivadas para fazer o esquema. Para além da grande responsabilidade em representar, pela primeira vez, o nosso país numa competição até agora inalcançável, tivemos um enorme orgulho em fazê-lo da melhor forma que conseguimos”, afirmou Bárbara Costa, de 17 anos, que acredita que Portugal possa “estar nos Jogos Olímpicos de 2020”.
Por sua vez, Diana Gomes considera que o 33.º lugar foi “um bom resultado, dentro das expetativas”. “Senti-me nervosa, como é de esperar, mas segura e bastante ansiosa pelo facto de ser a minha primeira participação num Mundial”, acrescenta.
A atleta portuguesa crê também que o país possa “alcançar o apuramento para os Jogos de 2020”.
Portugal estreou-se no domingo com Ana Isabel Baptista e Maria do Carmo Queiroga que se classificaram no 34.º lugar de dueto técnico.
Esta época, a Federação Portuguesa de Natação criou o primeiro Centro de Treino de natação sincronizada, localizado na Murtosa, com o objetivo de Portugal se qualificar, pela primeira vez na sua história, para os Jogos Olímpicos.
Fotos: Simone Castrovillari/FPN