>
A natação sincronizada portuguesa vai estrear-se num Campeonato do Mundo de Absolutos e as atletas “estão ansiosas” para participar “na principal competição do ano”, afirma Nayara Figueira, selecionadora nacional.
Portugal vai fazer-se representar em Kazan com o dueto técnico Ana Isabel Baptista (Foca) e Maria do Carmo Martins (Aminata), que competem no sábado, e com o dueto livre Bárbara Costa (Gesloures) e Diana Gomes (Foca), que entram em competição no dia 28.
“Depois de um ano de treinos, aprendizagem, momentos bons e ruins e de superações, as meninas estão ansiosas para a principal competição do ano. Esta é a porta de entrada de Portugal no âmbito internacional”, refere a técnica.
“Os treinos foram duros, mas nota-se a grande evolução que elas tiveram no sentido físico e também mental. Com certeza, estão super preparadas para este grande desafio”, frisa Nayara Figueira, que aponta como principais adversárias das portuguesas os duetos da “Nova Zelândia, Chile e Alemanha”.
Para a selecionadora, “esta competição servirá também como ponto chave de um planeamento a partir de agora, definindo metas mais concretas para cada ciclo como pontuação geral, notas e adversários”.
“As meninas estão confiantes e contamos com o apoio dos portugueses para esse momento que será um marco para a natação sincronizada portuguesa”, conclui Nayara Figueira.
As eliminatórias estão agendadas para as 07h00 (hora portuguesa).
Esta época, a Federação Portuguesa de Natação criou o primeiro Centro de Treino de natação sincronizada, localizado na Murtosa, com o objetivo de Portugal se qualificar, pela primeira vez na sua história, para os Jogos Olímpicos.