18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Mundial Doha 2024 - Angélica André, 10.º, e Mafalda Rosa, 13.º, nos 5 km

Angélica André em 10.º e Mafalda Rosa em 13.º lugar nos 5 km do Mundial de Doha 2024.
 
A neerlandesa Sharon van Rouwendaal somou o ouro dos 10 ao do 5 km em Doha, hoje à frente da australiana Chelsea Gubecka e da brasileira Marcela Cunha.
Angélica André, que foi bronze nos 10 km, terminou hoje os 5 km com 57.54,10 minutos e Mafalda Rosa, com 57.55,40 apenas a 20 segundos da vencedora.
 
Como nos 10 km, realizado sábado passado, a prova foi decidida nos últimos metros com a multi-medalhada nadadora dos países baixos (ouro no Rio2016 e Prata2020 em Tóquio) a impor por menos 1,10 segundos sobre a australiana e 2,90 da brasileira.
 
Angélica André: «A primeira volta foi um pouco complicada não consegui sair do meio do grupo. Na segunda volta perdi o contacto, tentei recuperar o máximo possível e reentrei. Depois foi gerir um pouco a força para não quebrar muito no final. Queremos sempre mais, mas foi um top-10 e foi bom.»
Mafalda Rosa: «Senti-me bastante bem, fui para a frente logo de inicio e depois foi tentar manter posições e corrigir os erros dos 10 km [onde foi 19.ª] mas no geral penso que foi uma prova excelente. Um resultado motivador. Ainda sou nova [20 anos] por isso, ver-me a melhorar, pouco a pouco, dá-me motivação para continuar e  esperanças que um dia possa ganhar medalha.»
 
Tiago Campos, em 17.º e Diogo Cardoso, 32.º, nos 5 km do Mundial de Doha2024.
 
Tiago Campos terminou hoje em 17.º lugar e Diogo Cardoso foi 32.º na prova de 5 km do Mundial de Doha (Qatar).
 
Os franceses Logan Fontaine (51.29,30 m) e Marc-Antoine Olivier asseguram o ouro e a prata com o pódio a ficar completo pelo italiano Domenico Acerenza numa prova disputada até aos derradeiros metros com os 10 primeiros separados por 10 segundos.
 
Tiago Campos foi o primeiro nadador do segundo grupo terminando em 17.º (53.19,40) e Diogo Cardoso concluiu em 32.º (54.13,30) entre 97 nadadores.
 
Daniel Viegas, DTN para as águas abertas: «Após a prova de 10 km de apuramento olímpico, a estratégia da maior parte dos nadadores nos 5km foi diferente. Um início muito rápido, com os nadadores a obterem tempos finais muito fortes. Os nossos nadadores estiveram em bom nível. A Mafalda Rosa seguiu sempre na frente ela que revela alguma dificuldade no a arranque final na mudança de velocidade, para estar bem colocada e discutir. Cedeu cinco posições na parte final para terminar em 13.º lugar.
A Angélica André voltou a fazer uma boa prova para terminar em 10.º lugar. Cometeu um pequeno erro na gestão da sua posição no grupo, acabando por estar mal posicionada quando o grupo saiu. O que a obrigou a vir muito de trás para fazer um esforço muito grande de recuperação até entrar no grupo da frente impedindo de lutar mais pelos lugares da frente. Mesmo assim fez uma excelente prova. Mostrou que está muito forte com o sector feminino a integrar a elite mundial. A campeã mundial foi a mesma, mas há muitas oscilações na classificação.
O sector masculino também fez uma boa prova num pelotão mais compacto e homogéneo. Os favoritos assumiram a liderança da prova o que fizeram que o grupo se fosse alongando. O Tiago Campos integrou um terceiro grupo no início para evoluir para o segundo grupo que liderou no final com um excelente 17.º lugar. O Diogo Cardoso, que tem mais dificuldade nem provas mais curtas, esteve bem para completar e melhorando a sua prestação em relação ao último mundial. Os nossos quatro nadadores terminaram assim na primeira metade, a maioria mesmo no primeiro terço da tabela, afirmando-se como nadadores do pelotão da frente do circuito.»
 
Amanhã - 8/02 – Estafeta Mista - 4x1500m – 7.30 AM
 

Periodicidade Diária

domingo, 16 de junho de 2024 – 05:20:05

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...